Em 2019, o espetáculo infantil de formas animadas “A Bruxa Malabé” da Cia. Cornucópia de Teatro com sede em Ribeirão Preto – SP, comemorou 10 anos de existência. Ao longo desse período, circulou intensamente por diversas cidades no estado de São Paulo, em SESIs, SESCs, teatros municipais, escolas e festivais. Além disso, também esteve em mostras e festivais nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina, somando em seu currículo mais de 360 apresentações. Agora, em dezembro, o projeto rodará cidades paulistas.
Em comemoração aos 10 anos, o espetáculo foi contemplado, em 2019, com uma circulação viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado), onde realizou a reforma e manutenção do cenário e figurinos, garantindo a continuidade do espetáculo e promoveria mais 11 apresentações gratuitas com oficinas teatrais.
“Infelizmente com a pandemia, o projeto precisou se adaptar, mas acontecerá de forma online, sendo distribuído na programação de fechamento escolar e férias de várias cidades do estado”, diz a Cia Cornucópia de Teatro, em nota.
As atividades contemplam a apresentação online do espetáculo, filmado com linguagem mais televisiva e 6 oficinas artísticas. A programação ainda contará com tradução em LIBRAS e acontecerá principalmente nas semanas do dia 14 a 18 de dezembro, diante de parceria prévia com secretarias de educação e entidades que atendam o público infantil.
“2020 foi um ano extremamente complexo para diversas áreas profissionais, mas a cultura em especial está precisando se adaptar e reinventar formas de chegar até o seu público, por isso, parcerias que garantam o acesso das crianças aos conteúdos propostos são tão importantes”, destaca a nota.
Mais informações sobre as atividades realizadas poderão ser acessadas no instagram e facebook @abruxamalabe ou no whatsapp: (16) 99260-1018.
A Bruxa Malabé possui temáticas importantes
O espetáculo “A Bruxa Malabé” trata de assuntos muito importantes como amor, coragem, cuidados e inclusão, tendo no elenco uma atriz PcD (Pessoa com Deficiência).
A atriz Claire Jezequel usa prótese na perna direita e conta: “A reação das crianças é sempre maravilhosa. Elas são espontâneas e percebem a minha prótese logo no início da apresentação, mas em pouquíssimo tempo esse detalhe deixa de ser importante, e o espetáculo acontece como tem que ser. No final, elas querem ver de perto, tocar, contar que alguém na família também usa… os adultos muitas vezes vêm compartilhar experiências emocionantes!”, conta a atriz.
Ela acredita que em breve viveremos em uma sociedade com espaços acessíveis a todas as pessoas e onde talentos e capacidades serão reconhecidos e valorizados independentemente de formato do corpo, gênero ou cor. E pondera: “Muito ainda precisa ser feito para que o medo dê lugar ao respeito e à aceitação. Mas, apesar de retrocessos, estamos no caminho”.
Sinopse
Uma mulher e seus cinco filhos viviam num vilarejo distante, a recitar versos e a cantarolar canções. Decidida a ir até o mercado, a mãe parte para a cidade e deixa as crianças sob a tutela dos vizinhos, que caem facilmente nas traquinagens da Bruxa Malabé. A malvada, que com seu horrível bastão transforma crianças em trecos e cacarecos, consegue persuadir os pequeninos, enfeitiçando-os com sua magia. Antônia vira chaleira, João, um penico! A mãe será guiada por “um pássaro falante e de fala tão vibrante” para encontrar os filhos e tentar recuperá-los, antes que Malabé parta para outras bandas.
Cia. Cornucópia de Teatro de Ribeirão Preto
A Cia. Cornucópia de Teatro de Ribeirão Preto foi fundada há vinte e seis anos pelo encenador, diretor, pedagogo e artista plástico Dino Bernardi, que edificou, ao longo deste tempo, uma estética teatral própria em um variado repertório que apresenta estreita relação com as artes plásticas e visuais, e valoriza a formação de público de todas as idades.