A Cia. A DitaCuja comemora 18 anos de trajetória no teatro em 2025. E para celebrar o marco, preparou uma programação que acontecerá durante todo o ano. Abrindo as atividades comemorativas, no próximo dia 12/04 a Cia. une arte, tecnologia e entra para o mundo dos jogos, com o lançamento de “FINDA”.
Inspirado na peça teatral homônima do ator, diretor e produtor cultural Flávio Racy, “FINDA” convida os jogadores a mergulharem na mente de um homem confinado em um bunker após um evento apocalíptico. O game propõe uma experiência interativa na qual os jogadores exploram o espaço deteriorado do bunker, resolvendo enigmas e quebra-cabeças enquanto acompanham a jornada introspectiva do protagonista. “Entre gravações antigas, memórias fragmentadas, o jogo desafia os limites da realidade e da sanidade, oferecendo uma narrativa rica em camadas e reflexões sobre a solidão, a humanidade e a identidade”, detalha Flávio.
O “FINDA” tem também um grande diferencial, além da distribuição gratuita, o jogo terá recursos de acessibilidade, democratizando assim o acesso aos games narrativos. Para que isso acontecesse de forma totalmente correta, profissionais com deficiência foram contratados para contribuir na produção, reforçando o compromisso com a inclusão no desenvolvimento do projeto. “O jogo será distribuído gratuitamente e contará com recursos como, legendas e linguagem simple”, explica Rafael Touso produtor de marketing e executivo do projeto.
Além do lançamento do game, o grupo preparou mais outras duas atividades dentro do projeto. Os profissionais envolvidos na produção do jogo e um grupo de psicólogos convidados ministraram a palestra “Entendendo a condição interna através dos games”. Em quatro encontros, os palestrantes e participantes irão discutir sobre a condição humana que é explicitada em determinados jogos, contribuindo para um processo de autocuidado, autoconhecimento, e reflexões no âmbito da psicologia. Já o Game Developer Guilherme ABC Ishie, ministrará um workshop sobre produção de games.
O lançamento de FINDA acontecerá na Casa das Artes que está localizada na avenida Caramuru, 3556, às 20 horas com entrada gratuita. No evento, a equipe de desenvolvimento apresentará os bastidores do processo criativo, desde a adaptação da obra teatral até a construção da experiência interativa.
Após o lançamento do jogo, a Cia. DitaCuja realizará uma pequena temporada de três apresentações gratuitas do espetáculo que deu origem ao jogo. As apresentações acontecerão nos dias 16, 23 e 30/04 às 20h na também na Casa das Artes com entrada gratuita.
O “FINDA” é um projeto que é realizado pela Cia A DitaCuja, em parceria com a Associação de Cultura e Arte de Ribeirão Preto e desenvolvido pela FODA! Corp., com o apoio da Lei Paulo Gustavo, que fomenta a produção cultural no setor audiovisual.
Durante o ano, a Cia. DitaCuja realizará outras ações comemorativas dos 18 anos do grupo, sendo elas: Uma circulação com espetáculos do repertório, passando por oito municípios do estado de São Paulo, onde serão realizadas mais de 20 atividades nas cidades, em espaços mantidos por grupos que se tornaram importantes parceiros da Cia ao longo da sua trajetória .
Além disso, o grupo também realizará o projeto “Novas dramaturgias para o riso e o ridículo”, em que o grupo visitará nove coletivos de diferentes cidades com circulação do espetáculo de palhaçaria “M&M Show”, associada a um conjunto de ações que promovem um olhar para uma nova comicidade, como a produção de um documentário e a gravação de uma temporada de podcasts com diferentes convidados sobre o tema que serão disponibilizados futuramente nos canais do grupo.