Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Cia. A DitaCuja apresenta espetáculo de bonecos

Espetáculo de bonecos híbridos narra a história de uma personagem cansada da rotina e que se vê forçada a mudar a partir de uma tragédia inesperada (Divulgação)

A Cia A DitaCuja, grupo teatral de Ribeirão Preto, realiza atividades gratuitas na cidade. Além de apresentar o espetáculo “A Garota que guiava trens, no de repente de uma tragédia sem tamanho” no dia 06, sábado às 20hs horas na Casa das Artes.

Criado a partir de histórias recolhidas durante uma viagem da Cia. A DitaCuja ao longo de uma das últimas linhas férreas do Brasil a manter o transporte diário de passageiros — a Estrada de Ferro Vitória a Minas —, o espetáculo traz à tona a relação das cidades e seus moradores com o impacto provocado pelas grandes empresas da região, tanto no seu desenvolvimento quanto na história recente do Rio Doce e os acidentes ambientais que mudaram não só a paisagem, mas as cidades do entorno.

Na obra, uma jovem maquinista de trem segue a profissão “herdada” de várias gerações de mulheres da família e se questiona sobre os trilhos do seu destino enquanto segue sua rotina, encontrando figuras marcantes pelo caminho. Um acontecimento inesperado, no entanto, muda o curso da sua história e de todos pelo caminho.

Espetáculo crítico, “A Garota que guiava trens, no de repente de uma tragédia sem tamanho” convida todos à reflexão.  “Abordar temas críticos num espetáculo teatral é extremamente agregador, faz diferença, principalmente para a juventude, ainda em processo de formação intelectual, vivendo o momento de começar a olhar para o contexto social em que está inserido. Quem desenvolve a habilidade de filtrar o que recebe de fora, a partir de uma ótica mais humanista, com princípios éticos e de diversidade, torna-se capaz de posicionar-se ante à vida em sociedade e protagonizar sua própria história. Esse é o papel do teatro, esse é o nosso trabalho”, diz a atriz e dramaturga Monalisa Machado.

Integram o elenco também: Michelle Maria, Rafa Touso, Monalisa Machado e Tânia Alonso, que também assina a direção junto com Flávio Racy. A trilha sonora foi criada por Guilherme A.B.C. Ishie, os figurinos são assinados por Zezé Cherubini e a cenografia e desenho de luz são criação de Flávio Racy. A produção executiva é de Bárbara Monsignore e Flávio Racy, assessoria de imprensa e redes  de Michelle Maria e Tatiana Constantini, produção geral de Subverta Ateliê de Criação, Produção e Comunicação com apoio da Casa das Artes.

As atividades serão realizadas gratuitamente por meio de premiação no Edital Proac 2023 – Circulação de Espetáculos Teatrais do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e estarão presentes em nove cidades do interior paulista.

A apresentação integra as atividades de reabertura na Casa das Artes, que teve seu Projeto Pontes, fomentado pela Lei Paulo Gustavo do estado de São Paulo, iniciou no último dia 23 de abril suas atividades. Conta com uma variedade de núcleos de estudos teatrais, promovendo a inclusão, diversidade e aprendizado através do teatro, além de efetuar reformas de acessibilidade em seu espaço.

O Projeto Pontes é uma iniciativa conjunta da Cia A DitaCuja e do grupo teatral Fora de Hora, com o objetivo de fortalecer os laços artísticos e culturais na comunidade de Ribeirão Preto. Além dos núcleos de estudos teatrais, o projeto contempla atividades de formação e fruição cultural, incluindo montagens cênicas, atividades de aprimoramento compartilhadas entre os grupos e a realização de obras para a estruturação de sua sede a fim de receber os mais diferentes públicos, inclusive pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Serviço

Espetáculo teatral A Garota que guiava trens no de repente de uma tragédia sem tamanho

Dia – 06/07 sábado

Horário: 20hs

Local: Casa das Artes – Av. Caramuru 3556 (Ao lado do hipermercado Tonin)

Entrada gratuita (contribuição ao chapéu)

 

Postagens relacionadas

Circuito Internacional de Fotografia permanece no MIS

William Teodoro

Acusado de matar mulher e fugir com filho em RP foi a Júri popular

William Teodoro

Escritório de advocacia lança podcast jurídico

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com