A tempestade que caiu em Ribeirão Preto na tarde esta terça-feira, 19 de dezembro, causou estragos em várias regiões da cidade. Na Zona Sul, no Jardim Califórnia, a tradicional árvore de Natal do RibeirãoShopping, de 35 metros de altura e com milhares de lâmpadas de led, não suportou aos fortes ventos, “quebrou ao meio” e tombou.
Segundo o Instituto Climatempo, as rajadas de vento atingiram 42 quilômetros por hora por volta das quatro da tarde de ontem, quando a tempestade desabou na cidade. O Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) diz que foram registrados 13 milímetros de chuva no horário. Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, mas não houve feridos nem danos aos clientes. A área do estacionamento foi interditada e apenas quem tinha carro parado no local teve acesso.
Por meio de nota distribuída por sua assessoria de imprensa, o shopping informa que “devido aos fortes ventos e à chuva ocorridos em Ribeirão Preto por volta das 16 horas desta terça-feira (19), parte da árvore de Natal externa do RibeirãoShopping foi tombada, sem, no entanto, causar qualquer dano às pessoas, veículos ou à estrutura do empreendimento onde estava instalada. A estrutura da árvore é projetada para, em casos extremos, dobrar ao invés de cair. O RibeirãoShopping e a área de engenharia e manutenção estão apurando os detalhes do ocorrido.”
O Corpo de Bombeiros também foi chamado para atender ocorrências de queda de árvores sobre veículos na rua Hudson, no Jardim Canadá, ao lado do shopping, onde um carro foi atingido, e em ruas do Jardim Irajá, como na Platina – três automóveis foram danificados – e na Leais Paulista, também na Zona Sul, que ficou interditada até o início da noite. Na divisa da Zona Oeste com a Sul, nos jardins Marchesi e Progresso, houve alagamentos. A água invadiu ruas e casas na região. Em uma delas, parte do asfalto cedeu. No Parque Lagoinha, na Zona Leste, a enxurrada tomou conta das vias e alguns veículos ficaram ilhados. Apesar dos transtornos, não há feridos nem desabrigados ou desalojados.