O Projeto Choro da Casa vai homenagear a acordeonista e compositora ribeirão-pretana Gilda Montans. A edição especial será nesta quarta-feira, 25 de setembro, no Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, a partir das 20 horas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e estão à venda no guichê do espaço cultural.
A meia-entrada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores, supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos e titulares de quadro de apoio das escolas da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação, idosos acima de 60 anos com documento comprobatório (cédula de identidade, RG) e portadores de deficiência com um acompanhante. Crianças menores de dois anos não pagam.
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. A Fundação Pedro II também proíbe o consumo de comidas e bebidas no local. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.
A acordeonista vai apresentar suas composições e terá no palco a companhia dos músicos que fazem parte do Choro da Casa. Também haverá um bate-papo sobre a trajetória musical de Gilda Montans. O projeto foi criado em 2012 por um grupo de chorões locais com objetivo de pesquisar, estudar e divulgar o gênero. Com esse projeto musical e social, os músicos pretendem deixar acessível à população a rica tradição da música brasileira. Desde sua criação, já promoveu diversas ações culturais na cidade, e promove anualmente um festival com vários convidados.
Com 65 anos de carreira, Gilda Montans é instrumentista, arranjadora e compositora. Nasceu em Altinópolis, interior do Estado de São Paulo. Teve formação básica como professora de música em 1958, Virtuose em acordeon pelo Conservatório Brasileiro de Harmônica de São Paulo, em 1960 tendo como mestre Edy Meirelles. É graduada em Instrumentos, Educação Artística e Educação Musical, pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). É mestra em Pedagogia Musical pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo com o trabalho científico “O ouvido como centro das interações perceptivas no processo artístico musical”.
Foi professora do Conservatório Musical de Ribeirão Preto, diretora do Centro de Comunicação e Artes da Unaerp e chefe do Departamento de Música e docente dos cursos de Musicoterapia e Licenciatura Plena em Música. Na década de 1960 fundou a escola de música Curso Alvorada de Harmônica. De 2001 a 2010 promoveu os Encontros Nacionais de Acordeonistas de Ribeirão Preto na Fazenda Santa Estela, em Jurucê, distrito de Jardinópolis – o evento foi retomado em junho deste ano.
É integrante da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (Alarp). Ocupa a cadeira 48 cuja patrona é a imortal professora e pianista Diva Tarlá de Carvalho, autora do “Hino a Ribeirão Preto”. É também cidadã ribeirão-pretana, título conferido pela Câmara Municipal pelos serviços prestados à cidade de Ribeirão Preto, como professora e artista. Desde 1986 participa do Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro.