As inscrições gratuitas para a 1ª Mostra de Compositores, promovida pelo Choro da Casa, vão até 2 de julho. O regulamento completo e o formulário estão disponíveis nos canais e páginas do projeto. O evento é nacional e aceita obras instrumentais de diversos ritmos brasileiros, voltados para o choro. Serão selecionadas oito inéditas, com premiação em dinheiro.
Realizado desde 2012, o Festival Choro da Casa é grande referência entre os eventos e artistas do gênero, em todo o país. Neste ano, com formato diferenciado, será integrado pela apresentação das obras selecionadas na Mostra de Compositores, juntamente com encontros virtuais com os autores de cada uma delas.
O Choro da Casa, conhecido por seu relevante trabalho de pesquisa, difusão, formação e criação do gênero musical em Ribeirão Preto e região, lançou em março mais uma realização cultural. O projeto com o título homônimo ao nome do grupo terá duração de dez meses, até dezembro, com intensa e contínua programação.
Serão mais de 70 ações e atividades culturais oferecidas gratuitamente à população. Contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ProAc/ICMS), mecanismo de incentivo por meio de renúncia fiscal, a iniciativa conta com patrocínio da Vedacit, através de seleção do Instituto Vedacit, e parceria da Secretaria Municipal da Cultura.
O projeto foi idealizado com intuito de ampliar a ocupação e convívio no espaço público através da vivência artística, fomentando a integração entre patrimônio e comunidade. Mesmo com a adequação para o formato virtual, os princípios norteadores do projeto são mantidos em seus conteúdos e escolha de locais de gravação das atividades.
O show “Patrimônio do Choro” é uma das principais ações do projeto. Acontece mensalmente através da ocupação e gravação nos patrimônios arquitetônicos e equipamentos culturais do centro de Ribeirão Preto. Em março contou com a parceria e cessão de espaço do Centro Cultural Palace e em abril da Biblioteca Sinhá Junqueira, e em maio do Memorial da Classe Operária, a UGT.
Em junho, ocorreu na sexta-feira (11), no Palacete Camilo de Mattos. Confira abaixo a programação completa do mês. Para mais informações acesse as redes sociais do Choro da Casa – @ choro_da_casa, www.facebook.com/ProjetoChoroDaCasa e -mail projetochoroi[email protected].
Programação mês de junho
Até 2 de julho
Inscrições abertas para a 1ª Mostra de Compositores
Regulamento completo nos canais do Projeto Choro da Casa
Segundas-feiras: dias 21 e 28
Às 18h30
Oficinas permanentes de choro
Cavaco, violão iniciante, violão intermediário, pandeiro iniciante, pandeiro intermediário e prática de conjunto
Formato: aula semanal online
Às 21 horas: Roda Virtual
Lives semanais do Projeto Choro da Casa
Live semanal realizada pelos integrantes do Choro da Casa
Formato: transmissão ao vivo nos canais do projeto
Quartas-feiras: dias 16, 23 e 30 de junho
Oficinas de choro nas escolas
Aulas de cavaco, violão e pandeiro destinadas às crianças de escola pública previamente definida (atividade restrita aos alunos da escola)
Horários: às 10 e às 14 horas
Formato: aula semanal
Terça-feira, 29 de junho
Exposição virtual “Memórias do Choro” #4
Produção audiovisual mensal criada a partir da pesquisa sobre a história do choro no município e os antigos compositores locais
Horário: às 20 horas
Formato: vídeo mensal no canal do projeto no Youtube