Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Chinaglia: cursos no IFSP serão discutidos em comissões de implantação 

Projeto de lei que trata da transferência da antiga área da Cianê para o Instituto foi enviado para Câmara na sexta-feira (Alfredo Risk)

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) entrou na pauta política de Ribeirão Preto nesta semana. Na manhã de sexta-feira (8), no Centro Administrativo, um encontro com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT), do vereador Alessandro Maraca (MDB) e do reitor do IFSP, professor Silmário Batista dos Santos, foi informado que o Projeto de Lei que trata da transferência da antiga área da Cianê, nos Campos Elíseos, para o Instituto seria enviado para Câmara.  

O deputado federal Arlindo Chinaglia, articulador da instalação do IFSP na cidade, também comentou sobre os cursos. Segundo ele, uma comissão de implantação fará uma análise do mercado de trabalho na região e diante disso, os cursos serão disponibilizados. 

História antiga 

Desde 2013 se tenta a implantação do campus de Ribeirão Preto do Instituto Federal e mesmo com o apoio do Ministério da Educação (MEC) as articulações não foram adiante. Mas em 2022, com a mudança no cenário nacional a situação evoluiu. 

“No começo de 2023 recebi o professor Silmário Batista dos Santos e tratamos a possibilidade de novos campis no estado e Ribeirão Preto já era nossa meta”, lembra Chinaglia. 

No dia 09 de fevereiro de 2023 Chinaglia se reuniu com prefeito Duarte Nogueira, quando foram detalhadas as regras e contrapartidas da prefeitura para a realização do projeto.  

O deputado também se reuniu em audiência com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), quando recebeu a confirmação que Ribeirão teria condições de receber o campus do IFSP.  

O ministro da Educação, Camilo Santana, também bateu o martelo e o processo de instalação foi imediatamente deflagrado pelo reitor Silmário, que divulgou nota oficial no dia 10 de março de 2023. 

Logo em seguida houve a designação do servidor Paulo Sérgio Calefi como interlocutor entre Reitoria do IFSP e Prefeitura de Ribeirão, para conduzir as tratativas necessárias para viabilizar a implantação do campus na cidade. 

Prédio provisório  

A instalação do Instituto Federal em Ribeirão Preto foi oficializada em outubro do ano passado, quando o prefeito Duarte Nogueira determinou a doação de um imóvel no Parque Ribeirão Preto, Zona Oeste da cidade. 

O imóvel fica na rua Wladimir Pinto Ferraz, 250. No local funcionou uma escola do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto (Sinsaúde). O edifício foi retomado judicialmente pela prefeitura por descumprimento de cláusulas do contrato de cessão por comodato por parte da entidade.  

A doação em comodato foi feita por um período de dez anos e exige que o Instituto Federal terá de começar a funcionar no local em no máximo dois anos. 

Campus pleno na Cianê 

Já o campus pleno será construído em terreno onde funcionou a antiga Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), nos Campos Elíseos, na Zona Norte. A área tem 36 mil metros quadrados e pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), que funcionou de 1945 a 1981. 

Cursos oferecidos  

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Os cursos oferecidos vão desde técnicos, até bacharelados, mestrados e doutorados.  

Segundo Chinaglia, a grade oferecida será debatida por comissões de implantação, que levam em conta as necessidades locais e análises sociais atingidas. Essas comissões são formadas por entidades civis, patronais e sindicais, que orientam sobre a demanda de mão-de-obra na região.  

“Nosso objetivo é que o aluno já saia empregado”, afirmou Chinaglia. O parlamentar informou que nesta terça-feira, o presidente Lula vai divulgar o número de Institutos Federais que vão entrar em funcionamento no país. 

 Deputado se diz otimista com eleições 

O deputado federal Arlindo Chinaglia disse que está otimista quanto ao crescimento do PT nas eleições municipais deste ano. Para ele, depois do massacre midiático feito contra o Lula, as pessoas agora estão percebendo as melhorias acontecendo no Brasil.  

“Aumento do salário acima da inflação, geração de emprego formal e investimento externo. Na cena internacional o Lula tem feito valer a posição de um país do tamanho do Brasil”, declarou.  

“Tem também o PAC que é um planejamento do estado onde também está prevista a participação da iniciativa privada, então, são conquistas que não passam desapercebidas pela maioria da população”, acrescentou. O PAC também terá participação na construção do Instituto aqui em Ribeirão. 

 

 

 


 

Postagens relacionadas

Justiça barra aulas presenciais

Redação 1

Câmara deve votar projeto dos ‘Bambas’

Redação 1

Ciro quer ajuda de Alckmin e Marina

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com