A candidatura a prefeito de Ribeirão Preto do coronel reformado da Polícia Militar Luis Henrique Usai foi homologada nesta sexta-feira, 4 de setembro. Ele vai concorrer pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A candidata a vice na chapa denominada “Ribeirão próspera e harmônica” é a professora Sueli Albanezi Gonzalez. A legenda não fez coligação e terá chapa “puro sangue”.
O PRTB vai lançar 31 candidatos a vereador, sendo 22 homens e nove mulheres. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (3), no salão da Associação dos Veteranos e Pensionistas da Polícia Militar de Ribeirão Preto, no bairro Campos Elíseos, Zona Norte da cidade. “Vamos trabalhar, vamos planejar, e vamos colocar Ribeirão no patamar do Brasil que ela merece. Muitas das capitais do Brasil não têm a pujança que tem a cidade de Ribeirão Preto”, diz Usai, de 56 anos.
“Para isso, precisamos fazer um planejamento adequado, um planejamento exequível, e tenhamos as mãos limpas, tenhamos luvas sempre pensando que as nossas mãos estarão revestidas, calçadas com a luva branca, para que nós possamos realmente trabalhar pela população, realmente demonstrar toda a transparência necessária e eficiente em sermos firmes”, afirma.
Fernando Chiarelli
Nesta sexta-feira (4), o Patriota (Patri) também oficializou a candidatura do professor de literatura e inglês Fernando Chiarelli à prefeitura de Ribeirão Preto. Essa será a terceira vez que ele disputa o Palácio Rio Branco. Seu vice na chapa “Chiarelli Mito” será o militar reformado Valter Vanzo Junior, o Sargento Vanzo.
Em 2004 e 2012, Chiarelli, de 63 anos, foi candidato à prefeitura de Ribeirão Preto pelo PTdoB, mas não se elegeu. Em 2018, disputou as eleições para deputado federal pelo Patriota, mas não conseguiu o cargo. Ele já foi vereador entre 1993 e 1995 e assumiu a cadeira de deputado federal em 2009 pelo PDT, com a morte de João Hermann Neto, onde ficou até 2010.
O Patri não fez coligação. As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.
Cenário municipal
Os partidos que pretendem lançar candidatos a prefeito de Ribeirão Preto ou concorrer a uma das 22 cadeiras do Legislativo nas eleições municipais tem até 16 de setembro para definir quem cada um irá lançar na disputa. A legislação eleitoral estabelece esta data como limite máximo para a realização das convenções partidárias que homologarão as candidaturas.
Após a definição, as legendas terão até 26 de setembro para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. O número de cadeiras na Câmara de Vereadores vai cair de 27 para 22 na próxima legislatura (2021-2024). Até o momento, todos os atuais parlamentares são pré-candidatos e existe a possibilidade de alguém disputar a prefeitura.
Por enquanto, sete pré-candidatos e dois candidatos oficiais, todos homens, dizem que vão disputar a eleição para prefeito em Ribeirão Preto. O atual chefe do Executivo, Duarte Nogueira Júnior (PSDB), vai tentar a reeleição. O nome do tucano será oficializado em convenção nesta segunda-feira (7). Apenas o PRTB do coronel Luis Henrique Usai e o Patriota de Fernando Chiarelli já homologaram as candidaturas.
Além deles, estarão na disputa o promotor aposentado Antônio Alberto Machado (PT), o juiz aposentado João Agnaldo Donizeti Gandini (MDB), o empresário Rodrigo Junqueira (PSL), o professor Mauro Inácio (Psol), o advogado Vanderley Caixe Filho (PCdoB) e o professor universitário Emilson Roveri (Rede). Novos nomes ainda podem ser anunciados.