Chegou a hora! Os 477.595 eleitores de Ribeirão Preto vão às urnas neste domingo, dia 6, para escolher o prefeito que comandará de Ribeirão Preto nos próximos quatro anos, além dos 22 vereadores que vão compor a Câmara Municipal.
Em Ribeirão Preto, são 1.423 seções eleitorais com uma urna eletrônica em cada, além de outros 213 equipamentos de contingência caso haja necessidade de substituição – 15% do total.
São 355 seções na 108ª Zona Eleitoral, 363 na 265ª Zona Eleitoral, 340 na 266ª Zona Eleitoral e 365 na 305ª Zona Eleitoral.
Para prefeito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno. Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito, não se realizando segundo turno.
Para vereador Ribeirão tem 408 candidatos registrados (18 deles foram considerados inaptos e não constam na urna) na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, que tem 22 vagas. Entre eles, 19 dos atuais 22 vereadores de Ribeirão Preto.
Justificativa
Os eleitores que não comparecerem às urnas neste domingo, terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos. O cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).
Derramamento de santinhos
É proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda, sendo considerados crimes o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata, arregimentação de eleitores e publicação ou impulsionamento de novos conteúdos de partidos ou candidatos na internet. O derramamento de material impresso de publicidade das candidaturas — os conhecidos “santinhos” — em vias públicas próximas aos locais de votação também configura propaganda irregular. Os infratores podem ser detidos e multados. Mesmo o derrame na véspera também poderá ser apurado como crime eleitoral.
Celular proibido na cabina de votação
O uso do celular na cabina de votação também está vedado. Antes de se dirigir à urna, a eleitora ou o eleitor deve desligar o aparelho e deixá-lo no local indicado pelos mesários. Máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto também estão proibidos. A mesa receptora ficará responsável pela guarda do telefone móvel, que pode ser retirado pela pessoa depois de concluída a votação. A recusa em cumprir a regra impede a pessoa de votar, e a ocorrência deverá ser registrada na ata da seção eleitoral pelo presidente da mesa receptora. A força policial também poderá ser acionada, caso necessário, com a devida comunicação ao juiz eleitoral.
Vedado porte de arma a 100 metros das seções
Nas 48 horas que antecedem a eleição e nas 24 horas após o pleito, é proibida ainda a circulação de pessoas armadas no perímetro de 100 metros dos locais de votação. O porte de armamento só será permitido a integrantes das forças de segurança em serviço e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente. A vedação abrange, inclusive, os detentores de porte de arma ou quem tem licença estatal. A resolução proíbe ainda o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por colecionador, atirador e caçador (CAC) no dia das eleições, nas 24h que antecedem a eleição e nas 24h seguintes. O descumprimento acarretará a prisão em flagrante por porte ilegal de arma.
Autoridades
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, votará às 10h no Colégio Marista, rua Bernardino de Campos, 550. O deputado estadual, Rafael Silva, vai acompanhar o filho, Ricardo Silva, na escola Amélia Junqueira e em seguida vota na Ceeja Profª Cecília Dultra Caram, rua Guarujá, 1159 – Jardim Paulistano. O deputado estadual Léo Oliveira votará às 9h, na escola Egydio Pedreschi, rua Adolfo Zéo, 287 – Ribeirânia e o deputado federal Baleia Rossi vota na Faculdade de Filosofia da USP, por volta 8h30.
Horário e o local de votação dos candidatos
André Trindade
André Rubens Trindade (União Brasil), 45 anos, casado, 01 filho, empresário no setor do comércio há 17 anos . Vota às 9h30, na escola Dom Romeu Alberti, no José Sampaio, na zona Oeste. Em seguida, ele acompanha a votação do atual prefeito, Duarte Nogueira, às 10h, no colégio Marista (Centro).
Douglas Andrade
Douglas Martins de Andrade (PCO), 32 anos, solteiro, assistente social. Vota às 13h, na escola Elza Guazelli no bairro Avelino Alves Palma
Jorge Roque
Jorge Augusto Roque Souza (PT), 46 anos, divorciado, 01 filha, advogado há 11 anos. Vota às 8h, na escola E.E. Prof. Alpheu Dominghetti, rua Feliciano Alves de Faria, 273 – Vila Abranches
Marco Aurélio
Marco Aurélio Martins de Sousa (Novo), 54 anos, casado, 5 filhos, empresário há mais de 30 anos. Vota às 09h no Colégio Santa Úrsula, R. Chile, 1750 – Jardim Santa Ângela.
Matheus Coelho
Matheus Coelho (Agir), 39 anos, casado, 01 filho, empresário há 10 anos. Vota às 09h30 na Faculdade Regis, R. Dr. Benjamim Anderson Stauffer, 801. Jardim Botânico.
Ricardo Silva
Ricardo Augusto Machado da Silva (PSD), 38 anos, casado, 01 filha, advogado, servidor público desde 2009. Deputado federal. Vota às 9h, na escola Amélia Junqueira, Av. Treze de Maio, 65 – Jardim Paulistano.