Por causa da restrição a aglomerações, algumas tecnologias se tornaram ainda mais necessárias para manter os tradicionais encontros entre familiares e amigos.
Certamente isso não foi diferente com os famosos chás de bebê ou chás revelação.
O iFraldas, empresa especializada em fazer sites para estes eventos, ofereceu uma forma segura para que papais e mamães que esperam seus filhos não deixem de viver um dos importantes momentos da gravidez.
Criar um site para esse momento deixou de ser um benefício exclusivo para a comemoração presencial, permitindo também que ela ocorra de maneira digital. Uma solução criativa e segura em tempos de Covid-19.
“Uma forma de reunir a família, amigos e pessoas queridas para comemorar a vinda de um serzinho que só vai trazer alegria”. Foi assim que a estudante de jornalismo Ana Luiza Oliveira Rezende resumiu a relevância de ter celebrado a vinda de Gabriel.
Estar pronta para viabilizar estas ocasiões para os clientes se tornou o pulo do gato da startup mineira em 2020. No mercado desde 2018 e atendendo todo o Brasil, o iFraldas registrou 30 vezes mais eventos neste ano que o mesmo período de 2019 – 95% deles somente online.
O resultado? ”A empresa teve um crescimento exponencial no faturamento no primeiro semestre, comparado ao mesmo período de 2019”, analisa a diretora comercial Milene Guerson.
“Não pude deixar de fazer”, diz jovem mãe mineira
Ana Luiza Oliveira Rezende, de 21 anos, substituiu o evento presencial por uma live no Instagram para comemorar a espera por Gabriel. Direto de casa, em Juiz de Fora, participou de brincadeiras e fez um bate-papo sobre gestação e maternidade com os participantes.
“Pra não passar em branco também compramos um bolinho e alguns salgadinhos. Foi uma delícia de momento e ficamos felizes demais em como nossa família e amigos participaram e se divertiram”, conta.
A principal dúvida, sobre os tamanhos e como receber os pacotes de fraldas, foi resolvida com a lista virtual do iFraldas. “Foi a maneira mais prática que encontramos para nós e os convidados que entraram no site para realizar a compra. Tivemos um ótimo retorno de todos. Eu e o Arthur, pai do Gabriel, amamos tanto quanto os amigos e a família também. Acharam muito mais prático dar o valor da fralda em dinheiro”, afirma Ana Luiza.
Agora, já cuidando do filho, que nasceu em 21 de julho, ela afirma que foi importante ter vivenciado esta experiência marcante. “No início, eu falava que não faria, mas com o tempo fui vendo várias grávidas mostrando o chá de fraldas, colecionando momentos lindos desse dia e não pude deixar de fazer! Sem contar no benefício gigante com a quantidade de fraldas que ganhamos, é uma economia e tanto”, conclui.
“Gostei da ideia do site”, afirma empresária
Bárbara Schmidt, 29 anos, tinha tudo planejado para celebrar a vinda da primeira filha, Sara. Criou um site no iFraldas e marcou a data do Chá de Fraldas. No entanto, foi necessário mudar os planos.
“Infelizmente o chá presencial foi cancelado uma semana antes devido à pandemia. Queria ter reunido as pessoas que gosto para desfrutarmos do momento, compartilhar nossa felicidade e para que todos pudessem me ver de barrigão”, explica.
A opção foi fazer o evento somente pela internet e receber o carinho e os presentes dos convidados de forma online. “Gostei muito da ideia do site, pois mesmo não sendo possível realizar a festa, acabei recebendo muitas fraldas! Recebemos os valores e conseguimos comprar. E até mesmo quem não poderia ir [ao evento presencial] acabou me presenteando”, afirma.
Sara nasceu no dia 6 de junho e familiares e amigos do casal acompanharam a jornada. “No site, publiquei várias fotos. Até as pessoas que moram longe, puderam acompanhar esse momento tão importante e especial pra gente, recebi muitos recados fofos e pude ir postando várias fotos de momentos especiais”, diz Bárbara.
Valorizar a experiência dos clientes
Para quem deseja experimentar, o primeiro passo é procurar um serviço que possibilita a criação de um site personalizado para o Chá Revelação ou Chá de Bebê e fazer um perfil que funciona como o diário da gravidez.
É onde os familiares, amigos e amigas poderão ter notícias sobre a gestação e se informarem sobre como participar do evento.
A diretora do iFraldas destaca que a plataforma investiu em conteúdo, inovação e novas tecnologias para melhorar a experiência dos clientes.
“Percebemos que os clientes adoram os diversos temas que podem ser escolhidos para o site do chá. Muitos tentam combinar as fotos com os temas. Eles também têm muito apego pelo Mural de Recados; adoram receber no site esse carinho dos convidados”, destaca.
Alguns clientes vão além, marcando uma festinha on-line que pode ser feita por meio de uma live em perfil de rede social ou uma videoconferência, reunindo os convidados.
E, assim como fez Ana Luiza, é possível receber presentes por meio de uma lista virtual, de onde se arrecada valores para a compra das fraldas.
É um facilitador para os clientes e também para quem vai presentear, porque basta acessar a lista e efetuar a compra do pacote ou kit que desejar.
De acordo com o iFraldas, esses recursos permitem que todas as pessoas participem, não importa onde morem, e ainda resolve antigas questões logísticas que sobravam aos casais.
Como os futuros pais recebem o valor em dinheiro, não se preocupam com espaço adequado para estocar e prazo de validade das fraldas, porque podem adequar as compras conforme a necessidade da criança.
Há também opções de chá presencial adaptadas, como as “charreatas” – um drive-thru onde os convidados entregam pessoalmente as lembranças à gestante sem descer dos veículos.
Esta é outra solução para quem prefere o encontro físico, mas sem perder de vista os cuidados com a prevenção pelo bem da saúde das mamães e seus bebês e de todos os participantes.