A Chapada dos Veadeiros tem sido um dos destinos mais procurados do Estado de Goiás, principalmente nas férias. Os jovens, principalmente, em período de recesso no colégio ou faculdade, buscam aventuras e diversão na região em meio a tantas paisagens naturais. Trilhas que dão acesso a cachoeiras, passeio de balão e programação cultural são algumas das atrações em que o público jovem não abre mão de curtir quando está na localidade.
Percorrer trilhas é uma das grandes apostas da região. Dentro da área de reserva da chapada, é possível fazer três trilhas diferentes. A trilha dos Saltos, é possível ver a queda d’água do Rio Preto, que tem 120 metros de altura, e o salto de 80 m, onde é possível tomar banho. A trilha dos Cânions, com 11 quilômetros (ida e volta), leva à Cachoeira Cariocas e ao Cânion II, com poço adequado para banho. Já com 4,5 quilômetros, a das Corredeiras leva até um mirante de onde se pode visualizar as corredeiras e permite aos visitantes entrar na água do Rio Preto.
Já para quem não abre mão dos esportes radicais, a dica é fazer a “Tirolesa Voo do Gavião”, a mais recente atividade do Circuito de Aventura da Travessia Ecoturismo. O desafio consiste em deslizar sob dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas, com 1.265 metros de altitude, e o Morro do Mirante da Fazenda São Bento, com 1.210 metros, totalizando um desnível de 55 metros, com uma incrível vista de 360º incluindo as principais serras e morros da Chapada dos Veadeiros.
Quem sempre teve curiosidade de fazer um passeio de balão em meio às paisagens naturais do cerrado goiano, não há mais desculpa. Basta fazer um agendamento com a Central de Atendimento de Alto Paraíso – (62) 3446-1159. O voo de 1h30 é cobrado individualmente para até seis pessoas, que é realizado sempre ao nascer e ao pôr do sol para deixar a vista ainda mais linda.
A Chapada dos Veadeiros, localizada em Alto Paraíso (GO), tem ainda cachoeiras de fácil acesso. A Loquinhas se destaca entre uma das mais belas cachoeiras do entorno e perfeita para as crianças. O local conta um conjunto de sete poços com águas em tonalidade que variam de azul para verde. Fica próxima ao Centro de Alto Paraíso de Goiás. A trilha Loquinhas é a principal, um caminho com 800 metros de distância totalmente acessível. Para alegria da molecada, tem um parquinho logo na entrada.
A cachoeira dos Cristais tem uma sede com banheiros e bar/restaurante, além de um bonito jardim incluindo um deck com vista para a chapada e sete poços existentes nos 400 metros de declive. É uma trilha bem curta, pois em 400 metros chega-se à última cachoeira, a Véu de Noiva. Com bastante sombra e uma boa estrutura no local, é uma boa opção para curtir com os pequenos com segurança.
Outra dica para curtir é a cachoeira do Poço Encantado, que tem uma ótima prainha de areia. O poço é bem amplo, com partes rasas perfeitas até para crianças. Quando se trata de programação cultural, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, localizada no distrito de São Jorge, antiga vila de garimpeiros, à entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é referência em eventos educativos, artísticos, culturais, esportivos e ambientais.
Até o dia 28 de julho, a casa promove o XVIII Encontro de Culturas Tradicionais, reunindo expressões culturais tradicionais de todo o Brasil, com destaque aos grupos da chapada, com muita música, dança e fé. Com tantas opções de atividades, a hora de viver uma experiência gastronômica é muito prezada por quem quer desfrutar as delícias da chapada. O restaurante L’Alcofa, localizado dentro da pousada-boutique Inácia, que serve café da manhã, almoço e jantar. O menu da casa apresenta refeições com pegada contemporânea, com destaque para as massas – frescas e artesanais – que são feitas à mão pelo chef goiano João Pedro Dias.
Quem optar por se hospedar no local, há ainda a possibilidade, por exemplo, de se optar por serviço exclusivo do bar do restaurante nas quedas d’água Doutor e Gabi, cachoeiras exclusivas que estão dentro da propriedade. O local ainda oferece spa de massagens e piscina aquecida para quem acha primordial o conforto.