Tribuna Ribeirão
Turismo

Chapada dos Veadeiros e suas belezas naturais

Unir o ecoturismo ao turis­mo holístico é uma das propos­tas para quem vai à Chapada dos Veadeiros (GO). Uma das 7 chapadas brasileiras, o local é o destino ideal para quem bus­ca contato com a natureza, boa gastronomia, cultura, bem-es­tar, além de curiosidades que rondam o lugar e seus oito municípios.

Até o próximo dia 19 de março, mais de 70 estabele­cimentos de cinco destes mu­nicípios – São João d’Alian­ça, Alto Paraíso de Goiás e Vila de São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante – vão receber um dos maiores festivais de des­contos da região, o Chapada Week. A iniciativa reúne es­tabelecimentos que oferecem descontos de 10% a 50% em hospedagens, passeios turís­ticos, ingressos para atrativos como cachoeiras e trilhas, restaurantes, terapias, lojas de souvenir e outros serviços.

“A segunda edição do Chapada Week 2023 é mais uma maneira de colocar o evento no calendário do tu­rismo nacional e dar mais visibilidade a um destino tão procurado até mesmo in­ternacionalmente. Além de fomentarmos a economia e o empreendedorismo local, com o festival visamos atrair quem já conhece a Chapa­da dos Veadeiros, convidar novos turistas e incentivar os moradores a aproveitar a região e ainda se beneficiar com descontos”, afirma An­drea Manzan, presidente da Associação Veadeiros, orga­nizadora oficial do evento.

A Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadei­ros está localizada na região Centro-Oeste, no nordeste do Estado de Goiás, distante 230 km de Brasília (DF) e a 430 km de Goiânia (GO). De Ribeirão Preto ao destino são quase 1.000 km.

A região de cerrado é um destino turístico para quem busca saúde e bem-estar, seja ao contemplar paisagens pa­radisíacas, vivendo dias de descanso ou se aventurando por trilhas. Lá se encontram mais de 2 mil opções de ca­choeiras que podem chegar a 180m de queda d’água, pisci­nas naturais e águas termais.

Além disso, é possível viver experiências diferen­ciadas nas várias estações do ano. Por exemplo, na “Épo­ca das Águas”, de outubro a maio, pode-se apreciar as cachoeiras nas suas formas mais abundantes, nadar em piscinas naturais de borda in­finita, ter experiências incrí­veis sob o famoso pôr-do-sol do cerrado, conhecer a gran­de variedade de tratamentos relaxantes e apreciar a rica gastronomia local.

Já na “Época Seca”, de ju­nho a setembro, a Chapada se transforma. O cerrado se colore com as águas cristalinas, proporcionando sensações úni­cas de paraíso.

Natureza
Cachoeiras, piscinas natu­rais, riachos, matas de cerrado e rochas formadas há mais de 600 milhões de anos atraem milhares de turistas anual­mente. De natureza rica e um berço de águas, Alto Paraíso de Goiás, por exemplo, já catalo­gou cerca de 120 cachoeiras de diversos tamanhos e com po­ços dos mais variados tipos. O município preserva o famoso Vale da Lua, com suas forma­ções rochosas esculpidas pelo rio São Miguel que ganham aspecto “lunar” e uma nova paisagem a cada visita devido à passagem das águas.

A Cachoeira Santa Bárbara é um dos atrativos

Outros locais muito pro­curados são as cachoeiras Santa Bárbara, Capirava e Candaru, localizadas na co­munidade Kalunga Engenho II, a 27 km do centro do mu­nicípio de Cavalcante. Quem quiser, pode aproveitar a oportunidade e enriquecer a experiência conhecendo ou­tros atrativos próximos como Cachoeira Veredas e Cacho­eira do São Bartolomeu.

Já a mais alta cachoeira do Estado de Goiás fica bem no portal da Chapada dos Vea­deiros, em São João d’Aliança. Com 187 metros de queda livre, a Cachoeira do Label impres­siona todos os visitantes. Um verdadeiro santuário ecológico totalmente preservado. Próxi­mo de lá é possível conhecer a Cachoeira do Complexo Vea­deiros, a Cachoeira do Bonito e o Paraíso dos Cactos.

Gastronomia
A Chapada dos Veadeiros oferece bons restaurantes para todos os bolsos e gostos. Após apreciar a natureza, é possível encontrar desde opções com car­dápios regionais e sabores típicos até cozinhas internacionais. Há desde restaurantes self-service, comida caseira, pizzas, massas, risotos e hambúrgueres até res­taurantes mais sofisticados com pratos vegetarianos e veganos.

Mirante da Janela, um dos cartões postais da Chapada

Destino holístico
O turismo holístico tam­bém atrai milhares de visitan­tes. Uma aura mística envolve a região da Chapada dos Ve­adeiros. Isso porque ela está localizada sobre a maior con­centração de quartzo rosa do planeta, há quem considere essa região o chakra cardíaco da Terra. A grande concen­tração de cristais na região emana forte energia que pode ser experimentada pelos visi­tantes mais atentos. Some-se a energia dos cristais, a força das águas cristalinas que bro­tam das nascentes e a exube­rância do bioma do cerrado, e temos o cenário perfeito para experiências que abrangem todos os campos do nosso ser.

O fato de a Chapada es­tar na linha do Paralelo 14, o mesmo que corta a cidade de Machu Picchu, aguça ainda mais o misticismo do local. Há quem diga que um túnel subterrâneo liga as duas ci­dades. Além disso, o visitante vai ouvir incontáveis histórias de avistamento de OVNIs, os souvenirs e menções aos Ets e naves espaciais estão presen­tes em cada canto das cidades da Chapada dos Veadeiros.

Rota de saúde e bem-estar
Um lugar com todas essas particularidades atraiu inú­meros terapeutas e estudio­sos das mais variadas áreas de tratamento do ser. Hoje a Chapada dos Veadeiros ofe­rece um cardápio riquíssimo para quem busca terapias medicinais, holísticas, vivên­cias físicas e espirituais.

Hospedagem
Após caminhadas pelas trilhas e banhos nos diversos pontos turísticos, o descanso é fundamental! A Chapada dos Veadeiros conta com cer­ca de 3.500 leitos que também atendem a diferentes perfis de turistas. De campings a pousadas charmosas e mais intimistas, os visitantes terão opções de descontos variados.

Passeios turísticos
Para aproveitar as diversas atrações da Chapada dos Vea­deiros e garantir uma experi­ência mais completa e segura, é importante a contratação de guias e/ou operadoras de turismo. As caminhadas em meio à natureza exigem pes­soas que conheçam o local e sugiram os melhores trajetos.

Segurança
A Chapada dos Veadeiros reúne centenas de atrativos, que vão desde aqueles com acessos mais fáceis até trilhas de maior grau de dificuldade. O ideal em qualquer passeio em ambiente de natureza é sempre contratar um guia/ condutor local de visitantes. Estes profissionais conhecem a região e são os mais indica­dos para conduzir os turistas pelos melhores caminhos e indicar o que fazer para ga­rantir a segurança. Indepen­dente da época em que estiver na Chapada dos Veadeiros.

Curiosidades sobre a Chapada dos Veadeiros

Patrimônio brasileiro
A Chapada dos Veadeiros (GO) teve o Parque Nacional da Chapa­da dos Veadeiros declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO;

Nova travessia
Recentemente, o Parque Nacional ganhou mais uma opção de acesso. A travessia conhecida como São Jorge – Capela tem 25km e liga São Jorge à comunidade Capela, passando pela Serra de Santana e parte de uma trilha histórica, com duração de cerca de 9 horas. A trilha também é o primeiro acesso oficial ao parque nacional por Cavalcante (GO), outro destino com vários atrativos na região. É possível acampar durante o trajeto, com valores sob consulta. Recomenda-se a contratação de um guia local para percorrer o trajeto;

Mundo sem fim
Segundo o Calendário Maia, previa-se que o fim do mundo estava datado para 21 de dezembro de 2012. Isso fez com que a região ficasse conhecida como o lugar que não seria atingido por ca­tástrofes geográficas e até esotéricas. A informação fez com que o local ganhasse maior visibilidade, aumentasse a população e houvesse alta na compra de lotes e propriedades. Após passada a data sem grandes eventos, o destino manteve-se como destino de turismo místico, esotérico e, por sua natureza, ecológico;

Bioma rico
A Chapada dos Veadeiros está dentro do cerrado brasileiro, ou “Savana brasileira”. Estima-se que a região do cerrado existe a mais de 65 bilhões de anos e ocupa 23,9% do território nacio­nal. Apenas no Parque Nacional, são mais de dez mil espécies de plantas, sendo 5 mil delas exclusivas do local, mais de 2 mil cachoeiras e quedas d’água, além de trilhas, oportunidades de esportes aquáticos, de aventura e de natureza.

Fauna rica na Chapada dos Veadeiros

Preservação
O destino busca ser uma referência em ecoturismo e consciência ambiental. Na Chapada dos Veadeiros, a preservação também depende do visitante. Por isso, segue-se o lema: “Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de saudades”. A região também é um espaço de estudos e pesquisas científicas e luta para manter sua estrutura a fim de perpetuar para mais e mais gerações.

Chapada Week 2023
Até 19 de março de 2023
Estabelecimentos partici­pantes: Instagram.com/ chapadaweek/
Descontos de 10% a 50% nos estabelecimentos participantes: Imagens para download | Lista completa de participantes

Como chegar
Aéreo: Aeroporto mais pró­ximo – Brasília (DF); Carro: Por Goiânia (GO) e Brasília (DF); Ônibus: Ir até uma das “cidades-bases” (São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás/São Jorge, Cavalcan­te e Colinas do Sul) e seguir para o destino desejado.

Postagens relacionadas

Aprovado orçamento-programa 2020 da Embratur

Redação 1

Turismo reativa contratações nos primeiros quatro meses de 2018

Redação 1

Conheça os destinos nacionais com águas quentes para relaxar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com