O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Morro de São Bento, ciente das tragédias ambientais envolvendo a macrorregião de Ribeirão Preto, especialmente nas cidades de Bebedouro, Pitangueiras e Dumont, disponibilizará atendimento aos animais acometidos pelos incêndios florestais.
A equipe está preparada para recebimento, triagem, tratamento e destinação da fauna silvestre reabilitada para áreas de soltura ou fragmentos de mata adequados para a sobrevivência das espécies vitimadas. Em caso de dúvidas ou emergências envolvendo a fauna basta acionar o Cetras pelo telefone (16) 3636-2513 ramal 32. O Cetras atende no Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto.
A obtenção da autorização de uso e manejo para início das atividades de Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres ocorreu em março de 2024 após um período de reestruturação das instalações e deliberações junto ao Departamento de Fauna do Estado de São Paulo (Defau), ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil-SP).
O empreendimento compreende um quarentenário capaz de albergar mamíferos de pequeno e médio porte, como raposas-do-campo, tamanduás, capivaras e bugios, por exemplo. A estrutura é também capaz de manter em quarentena aves e repteis em recuperação após cirurgias ou completude do desenvolvimento da fase de filhotes para adultos.
Há ainda os setores de maternidade, zootecnia/nutrição, ambulatório veterinário, sala de cirurgia, sala de diagnóstico por imagem, sala de insumos, sala de necropsia e laboratório de análises clínicas.