A pandemia do novo coronavírus mostrou a fragilidade de alguns grupos, como os idosos e os pacientes com comorbidades. Poder ficar de olho neles é essencial para que não passem por dificuldades enquanto vivem sozinhos. Uma lâmpada inteligente apresentada durante a CES 2021 promete ajudar a prevenir acidentes e monitorar moradores frágeis.
Uma das novidades da CES 2021 é a lâmpada Nobi. Ela parece uma lâmpada de teto comum, mas vem cheia de sensores para detectar anormalidades. Além de identificar quedas e enviar alertas, ela pode ajudar a prevenir esses acidentes, já que monitora a atividade dos moradores e faz lembretes a eles.
Para que o sistema seja mais eficiente, a fabricante indica que cada cômodo da casa tenha uma Nobi. A lâmpada inteligente tem quatro sensores RGB e, em ambientes escuros, usa luz infravermelha para observar o local.
Além disso, a lâmpada usa sensores de movimento para verificar se os moradores acordam em horas pouco usuais. Nesse caso, ela acende um brilho fraco e, se o morador levantar para ir a algum lugar, a Nobi aumenta o brilho para iluminar o caminho.
Isso é possível porque os sensores enviam informação para um processador interno com inteligência artificial que entende diferentes posições como sentar e deitar. Segundo a empresa, a Nobi também reconhece móveis e sabe quando a pessoa está deitada em uma cama ou no chão, por exemplo.
Funções e alertas da lâmpada inteligente
Quando o sistema detecta uma queda, ele pergunta se a pessoa caiu. Se a resposta for “não”, tudo bem. Se for qualquer outra, ele envia os alertas programados: pode ser apenas a informação do acidente, imagens abstratas ou fotos de melhor resolução. O microfone do dispositivo permite que alguém da família, um cuidador ou os serviços de emergência conversem com a pessoa.
Outra função da lâmpada inteligente Nobi é um sistema de alarme que pode alertar para invasões. E o dispositivo pode ser conectado a outros objetos inteligentes, como uma fechadura, por exemplo, para abrir a porta se alguém precisar entrar na casa.
Inicialmente, a Nobi vai reconhecer as atividades do morador e mostrá-las em um aplicativo. No futuro, ela será capaz de identificar padrões sozinha e de sincronizar com calendários para alertar sobre horários de tomar remédios ou de fazer uma caminhada.
Todas as informações coletadas são processadas localmente, o que garante a privacidade. O preço, entretanto, ainda é pouco convidativo: o sistema pode custar a partir de US$ 2.499 associado a US$ 19 mensais. O custo total vai variar conforme o tamanho da casa.
Via Olhardigital