A Cervejaria Walfänger, de Ribeirão Preto, lança sua primeira cerveja de guarda Vennbahn, estilo Doppelsticke, no Festival Brasileiro da Cerveja, que será realizado entre os dias 7 e 10 de março, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).
Envelhecida em barris de carvalho desde agosto de 2017, a cerveja de alta fermentação teve produção colaborativa e leva a assinatura de Caio Balieiro, diretor industrial da Walfänger, Davi Falconi, gerente de produção da cervejaria e Paulo Schiaveto, mestre-cervejeiro e consultor.
Originária de Dusseldorf, na Alemanha, a Doppelsticke é uma cerveja cuja história se inicia com um erro na produção da Altbier. Foram adicionados baldes extras de malte na receita original da Altbier e, para corrigir o erro, o cervejeiro teve que balancear a cerveja com lúpulo. Nascia assim a Doppelsticke, uma cerveja mais alcoólica, mais encorpada e mais amarga do que a Altbier tradicional.
Diz a lenda que, por muitos anos, a receita foi repassada entre os cervejeiros como se fosse um segredo, daí a origem do nome, pois no dialeto local sticke significa segredo.
A linha Trigênios é formada pela Albert (German IPA), Sebastian (Düsseldorf Altbier) e Sigmund (Vienna Lager). Qualquer associação aos gênios Einstein, Bach e Freud não é coincidência, pois a linha faz menção a esses três grandes nomes que têm em comum a origem austro-germânica.