Tribuna Ribeirão
Cultura

Cerveja – IPA Day entra para calendário oficial

Fotos: Divulgação

O Festival IPA Day Bra­sil reforçou, em 27 de junho, seu lugar de evento cervejeiro mais tradicional de Ribeirão Preto. Foi aprovado em vota­ção unânime na Câmara de Vereadores o projeto de lei (nº 74/2023), de Marcos Papa (Podemos), que instituiu e incluiu no calendário de da­tas e eventos do município o “IPA Day Brasil”.

A data passa a ser celebra­da anualmente no primeiro ou segundo sábado de no­vembro como uma forma de reforçar a cidade como refe­rência no mercado de cerve­jas artesanais bem como sua vocação como destino turís­tico e seu papel na difusão da cultura cervejeira por meio do estilo mais referido pelos amantes da bebida. Este ano, a celebração acontecerá no primeiro sábado do mês, dia 4 de novembro.

“Desde a primeira edição, o espírito do IPA Day sempre foi ser uma confraterniza­ção dos amantes do estilo e um momento para apresen­tar tendências em insumos, lúpulos, tecnologias, novos sub-estilos que estão surgin­do no mundo”, afirma Rafa Moschetta, organizador do festival.

O IPA Day tem ajudado a escrever a história da cerveja artesanal no Brasil e princi­palmente das IPAs. “Quando fizemos a primeira edição e reunimos 10 rótulos diferen­tes isso representava pratica­mente todas as IPAs comer­ciais disponíveis no mercado. Atualmente, temos milhares de IPAs registradas no Brasil, o que mostra o longo cami­nho que percorremos”, lem­bra Moschetta.

Rafa Moschetta, realizador do IPA Day Brasil, e o vereador Marcos Papa, autor do projeto que inclui o festival no calendário oficial de eventos da cidade

Turismo
Cerca de 70% dos dois mil frequentadores que em mé­dia participam do festival são de outras cidades do Brasil. Isso beneficia a economia lo­cal ao longo do final de sema­na prolongado de novembro, movimentando o setor de hospedagem, bares, empó­rios e as cervejarias locais.

Esse perfil de destino tu­rístico fez com que a orga­nização do IPA Day Brasil criasse a Casa da IPA, um hotel oficial dos amantes do lúpulo, onde os hospedes têm acesso à degustação de cer­vejas e recebem mimos es­peciais. Para isso, foi firmada uma parceria com a agência de turismo LATZ Viagens, que oferece pacotes com pas­sagens aéreas e hospedagem.

O público é diverso com 64% de homens e 36% de mulheres vindos de 146 cida­des de 18 estados e do Distri­to Federal. Entre as principais cidades que mais enviam tu­ristas estão São Paulo, Cam­pinas e Uberlândia. Na lista dos top 10, constam ainda Uberaba, Rio de Janeiro e Campo Grande.

No corte por faixa etá­ria, 58% são maiores de 35 e 37% têm entre 26 e 35 anos. Dos turistas, 45% viajam en­tre 200 e 399 quilômetros de carro para participar do IPA Day. Ao todo, ao longo de onze anos, cerca de 15 mil amantes de IPAs já passaram pelas edições de Ribeirão Preto e São Paulo do festival. Destes, 52 tatuaram a marca do festival na pele.

O IPA Day também é co­nhecido por reunir grupos de voluntários, amantes das In­dia Pale Ale e do evento. Eles que viajam de diversas partes do país para trabalhar no ser­viço de chopeiras e backsta­ge, tornando o IPA Day um qualificador de mão-de-obra já que muitos desses aficio­nados buscam o evento para aprender sobre os bastidores e a organização de um evento cervejeiro.

Evento também conquistou a cidade de São Paulo
Festival valoriza músicos independentes

Emprego e renda
“A primeira IPA do Bra­sil foi feita aqui, a Indica. Muitas outras de excelência vieram em seguida. Há anos trabalhamos pela promoção do Polo Cervejeiro de Ri­beirão Preto, que hoje tem cadeia produtiva importan­tíssima para a nossa cidade, região, estado e país. O IPA Day Brasil significa turismo, emprego, renda, amizade, en­tretenimento e alegria. Viva o IPA Day, Ribeirão Preto!,” co­memora o vereador Marcos Papa, autor do projeto.

Além do evento nacional em Ribeirão Preto o IPA Day também exportou seu mode­lo de negócios e realiza uma edição estadual na capital paulista, celebrada no mês de agosto. A proposta da edição regional é a mesma, mas reú­ne apenas cervejas do estado de São Paulo e com a metade dos rótulos.

Na música o festival abra­ça a missão de apresentar e apoiar artistas da cena inde­pendente e, no caso da Capi­tal, artistas que se apresentam na rua. As opções gastronô­micas, criadas por food tru­cks, harmonizam com a po­tência das India Pale Ales.

Estilo preferido
Nos Estados Unidos, maior mercado de cervejas artesanais no mundo, mais de 40% das artesanais ven­didas são India Pale Ales, segundo a Brewers Associa­tion, entidade que representa as cervejarias independentes do país. No Brasil, segundo dados da pesquisa realizada pelo podcast Surra de Lúpu­lo com mais de 4.300 inter­nautas, as IPAs são o estilo de consumo recorrente de mais de 70% de quem prefe­re cerveja artesanal.

As IPAs são marcadas principalmente pela presença abundante de lúpulos que lhe conferem alto amargor e aro­mas e sabores característicos, que vão do herbal ao cítrico, com características de frutas como maracujá, abacaxi e até frutas vermelhas.

Denominado assim pela primeira vez no final do sé­culo XVIII, em referência às cervejas mais fortes, alcoó­licas e amargas que suporta­vam as longas viagens entre Londres e sua colônia na Ásia, as India Pale Ales são hoje um dos estilos que mais desafiam a criatividade dos mestres cervejeiros. Não fal­tam variações desde a tradi­cional English IPA até outras como West Coast IPA, Red IPA, Hazy IPA, New England IPA, Black IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, e mui­tas mais.

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