Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cerveja está mais cara neste carnaval 

Reprodução  Bebidas alcoólicas em geral, incluindo a cerveja, tiveram aumento de 11,41%: a mais popular do carnaval subiu 5,29% no acumulado de doze meses (Reprodução)

O carnaval não mexe só com a cabeça e a alegria dos milhões de foliões que saem às ruas durante a festa mais popular do Brasil. Para curtir a folia, também é preciso pôr a mão no bolso. Este ano, alguns itens consumidos durante as festividades subiram bastante de preço.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o período de doze meses até dezembro de 2023, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica alta de 4,62%, o que significa que os preços em geral subiram, ainda que alguns itens e setores específicos tenham registrado algumas quedas em específico.

“O carnaval de 2024 chegou com a animação de sempre, mas os foliões precisam se preparar para encontrar preços diferentes do ano passado. Mas com planejamento e pesquisa, você pode aproveitar o carnaval de 2024 sem gastar muito”, afirma a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Nadja Heiderich.

A professora da Fecap listou os itens e serviços populares no carnaval que mais subiram em 2024. Entre os alimentos, carnes em geral, incluindo a bovina, tiveram queda de 9% em média. A retração se deve à maior oferta de 0no mercado, devido ao aumento da produção e à redução das exportações.

Já as bebidas alcoólicas em geral, incluindo a cerveja, tiveram aumento de 11,41%. A bebida mais popular do carnaval subiu 5,29% no acumulado de doze meses, segundo o IPCA. A alta se deve à alta do preço do milho, principal ingrediente da cerveja, e também à 0do dólar, que encarece os insumos importados.

O refrigerante, outro item popular no carnaval, teve um aumento de 6,74%. A alta do dólar e a alta do preço do açúcar, outro ingrediente importante, são os principais motivos. As passagens aéreas para destinos turísticos subiram em média 47,24% em relação ao ano anterior, segundo o IBGE.

A forte demanda e a alta do preço do petróleo são os principais fatores para o aumento. As passagens de ônibus também subiram, mas em menor proporção, com alta de 10%. A elevação do preço do diesel e a alta da demanda são os principais motivos.

A professora Nadja Heiderich também elenca dicas para que os foliões possam economizar durante a folia. Planeje sua viagem e compre suas passagens e hospedagem com antecedência para conseguir melhores preços. Pesquise preços de alimentos, bebidas e outros itens antes de comprar.

Se possível, leve sua própria comida e bebida para o carnaval, para evitar pagar preços altos nos locais de folia. Utilize o transporte público para se locomover durante o carnaval, para evitar pagar preços altos de táxis ou carros de aplicativo.  Se possível, considere outras opções de transporte para viagens longas, como viagens de carro ou ônibus.

  

 

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Colégio Anchieta

Redação 1

A partir de segunda-feira – Prefeitura começa a entregar o IPTU

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com