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Cérebro, Cognição e Comportamento (10)

Religião, não sendo, exatamente, somente algo adicionado a nossa vida pessoal, trabalha, sim, na organização e perpetuação de uma determinada ordem social. Relembrando Voltaire, para quem “Se Deus não existisse, Ele teria de ser inventado”, a sociedade não se manteria agregada se as pessoas não tivessem algum conjunto central de crenças que as mantivesse pró­ximas, unidas e funcionais em um grupo social, o qual, tal como um todo orgânico, represen­tasse muito mais que um agregado de indivíduos auto-interessados.

Não obstante, Religião não tem uma face exclusivamente positiva. Em seu nome, um bilhão de pessoas, aproximadamente, têm sido mortas ao longo da História. Ao que Daniel Dennett sugere que muitos religiosos são mais leais à fé do que a Deus. Neste contexto, a emergência da Neuroteologia, a saber, Neurociência Espiritual, campo de investigação cientí­fico-multidisciplinar, incorporador de conhecimentos da Psicologia, Religião, Espiritualidade e Neurociência, reside em sua busca por compreender a relação entre o cérebro humano e a religião. Usando várias técnicas de exploração da estrutura e funcionamento do cérebro, pes­quisadores têm procurado determinar quais áreas cerebrais são mais ativas no momento em que as pessoas experienciam uma profunda conexão com o divino. A questão, portanto, sendo “Há um lugar para Deus no cérebro”, ou, “Há Deus no cérebro?”. Estudos sobre os mecanismos neurais buscando revelar, portanto, o que acontece no cérebro quando pessoas experienciam o despertar místico durante o orar, o meditar, bem como, durante o envolvimento espontâneo inspirado pelo fervor religioso.

Ao longo dos últimos dez anos, sugerindo que várias são as regiões e sistemas cerebrais que mediam aspectos da experiência religiosa e espiritual, o que as tor­nam complexas e mul­tifacetadas, envolvendo mudanças na percepção, cognição e emoção, pes­quisadores afirmam que tais experiências místicas envolvem muitas partes cerebrais, mas que, nelas, nenhum correlato neural específico parece existir para as experiências religiosas e espirituais. Em outras palavras, “Não existe, precisamente, um lugar único, por mais simples que seja, no cérebro, designado ser Deus no ser”. O que, em geral, eles encontraram? Foi o fato de várias regiões cerebrais mostra­rem atividade aumentada, indicando o papel importante das mesmas nas experiências reli­giosas, tais como, o córtex pré-frontal, os lobos parietais, o gânglio basal e o sistema límbico. Importa ressaltar, entretanto, que, esses resultados são, apenas, correlacionais por natureza, nada revelando sobre as relações causais. Ainda que as experiências religiosas e espirituais sejam associadas com mudanças em atividades cerebrais regionais, não é claro se essas mu­danças causavam aquelas experiências ou se respondiam às mesmas.

Neuroteólogos, baseados em instrumentos da moderna Neurociência, e analisando a experiência religiosa e espiritual durante a oração e a meditação, têm concebido que: (1ª) a experiência religiosa surge da atividade neural emanando de uma secção específica do cérebro, a lóbulo-temporal, ainda que muitas outras áreas cerebrais da complexa rede neural também se mostrem bases biológicas da espiritualidade; (2ª) esses esforços para revelar os correlatos neurais do divino têm fomentado uma nova disciplina, a Neuroteologia ou Neu­rociência Espiritual que, não apenas, tentam reconciliar Religião e Ciência, mas, também, ajuda a apontar as maneiras de eliciar sentimentos prazerosos em pessoas que não têm tido a oportunidade de tê-los.

Assim, achar uma fonte cerebral para a experiência espiritual pode servir, igualmente bem, para identificar o meio pelo qual Deus alcança a Humanidade. A Ciência, na verdade, dá-nos uma grande razão para nisso acreditar.

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