No próximo dia 25 de abril, o Centro Médico de Ribeirão Preto, sede da 6a. Distrital da Associação Paulista de Medicina (APM), completa 84 anos de fundação. Reconhecida como órgão de utilidade pública municipal, estadual e inscrita no Conselho Nacional de Serviço Social, a entidade congrega médicos de Ribeirão Preto e outras 17 cidades da região, proporcionando atividades culturais, sociais, de lazer e esportivas, além de defender os direitos da classe, em iniciativas e ações conjuntas.
Além de promover a união e defesa de interesses de seus membros, o Centro Médico têm em sua história se posicionado em questões de interesses da coletividade. “Muito importante mostrar a preocupação que temos no sentido de denunciar à população e exigir do Governo Federal mais recursos para ao SUS, inclusive descongelando a determinação imposta de manter por 20 anos os valores destinados ao SUS, além do fato que muitos leitos foram fechados”, exemplifica Oswaldo Cruz Franco, presidente da entidade.
Franco ainda cita como luta da entidade, uma gestão pública no setor com eficiência e profissionais qualificados e ainda a redução da criação de novas faculdades de medicina. “Há de se lamentar o mal gerenciamento da Saúde Pública, pois colocam políticos no lugar daqueles que sabem administrar, resultando numa injustiça com a população mais carente, que não tem como ter um atendimento digno de saúde. Outro aspecto negativo é que são formados mais de 20 mil médicos por ano no Brasil, mas não há falta de profissionais, o que falta é uma gestão eficiente. Tem que se diminuir a criação de faculdades de Medicina no País”, critica.
Sobre o passado, o presidente do Centro Médico faz uma análise da entidade. “Ao longo dos anos, muitos colegas participaram das diretorias do Centro Médico, e todos eles – a seu tempo e a sua época, contribuíram efetivamente para acrescentar valores a nossa entidade. Ao completar 84 anos, o Centro Médico de Ribeirão Preto tem muito a comemorar, com a tranquilidade de saber que muitos colegas jovens estão se envolvendo e assumindo seus papéis para o futuro de nossa organização”, finaliza.
Comemoração – O 84º. aniversário da entidade será comemorado no dia 27 de abril. Três profissionais serão homenageados na ocasião, os médicos Hugo Alejandro Vega Ortega e Abdo Simão, que há muitos anos contribuem como associados e como médicos na comunidade e Sandro Scarpelini, atual secretário da Saúde de Ribeirão Preto. Após a cerimônia acontecerá a apresentação do Coral TOM sobre TOM e Banda Dupla Emoção.
Estrutura – O Centro Médico de Ribeirão Preto está situado à Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275, instalado em um terreno de mais de 9 mil m² (doado pela Prefeitura). A sede atualmente ocupa uma área de pouco mais de 2 mil m².
Os médicos associados ao Centro Médico, contam com diversos benefícios. A sede possui auditório com capacidade para 138 pessoas, além de três salas de aula, com 40, 60 e 65 lugares, respectivamente, climatizadas, com multimídia, computador e som, propiciando recursos audiovisuais, retroprojetor, entre outros equipamentos.
Museu da Medicina – O Museu da Medicina, criado pelo Centro Médico no ano 2.000, disponibiliza aos visitantes um riquíssimo acervo histórico com documentos, fotos, instrumentais e aparelhos médicos antigos. A nova sede foi inaugurada em outubro de 2014, com uma área acima do dobro do antigo espaço, com um pé direito maior, o que proporciona maior iluminação ao ambiente e conforto térmico para a manutenção dos objetos do museu.
Esporte – O poliesportivo possui três quadras de tênis, uma quadra de futsal e voleibol, campo de futebol com grama natural, piscina de adultos com cachoeira e piscina infantil. Há também salas para a prática de artes marciais, como Jiu-Jitsu e Aikidô.
A academia de ginástica é outro benefício do associado, com um quadro de professores altamente capacitados para o acompanhamento em todas as modalidades.
Social – Mediante a uma taxa específica, em sua sede, os associados podem ainda usufruir do salão social, com infraestrutura para recepcionar eventos de confraternização em geral, como, por exemplo, jantares, coquetéis, encontros científicos, workshops, com capacidade para 300 pessoas, além de outra área para churrasco.
Desde a sua fundação em 1934, o Centro Médico participa ativamente da comunidade médica, por ser uma entidade de classe que representa os médicos e seus interesses, na luta pelo plano de carreira, e todas as reivindicações de seus associados, bem como na defesa de uma Saúde de qualidade para a sociedade. Outros fatos registrados são as ações e participações junto aos órgãos públicos, para discutir, analisar e pleitear o que for melhor para os médicos e a para a população, enfim, uma presença constante nos principais assuntos relacionados às questões médicas do município e sua região.