Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

‘Centro’ já tem 57 camelôs inscritos

JF PIMENTA-ARQUIVO TRIBUNA

Até está quarta-feira, 21 de agosto, 57 camelôs já haviam se cadastrado para participar do processo que selecionará quem poderá trabalhar tem­porária-mente, por 90 dias, no calçadão de Ribeirão Pre­to. Na semana passada, o pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) baixou decreto – pu­blicado no Diário Oficial do Município (DOM) – auto­rizando e regulamentando a presença dos ambulantes na região central da cidade.

Será permitida a atuação em 16 locais previamente defi­nidos que totalizarão 50 pontos – ou seja, 50 barracas. Segundo o secretário municipal do Tu­rismo, Edmilson Domingues, depois desta etapa de inscrição – que vai até sexta-feira (23) –, será feita a triagem da do­cumentação dos “informais” inscritos a partir dos critérios estabelecidos no decreto. De­pois será a vez da publicação e a convocação dos aptos para participarem do sorteio dos locais onde eles atuarão.

Podem se inscrever para a seleção microempreende­dores individuais cadastrados e que preencham requisitos como residir em Ribeirão Preto há mais de dois anos, ser maior de 18 anos ou eman­cipado na forma da lei, não possuir vínculo empregatício e nenhum parente – pais, fi­lhos ou cônjuge – trabalhando como ambulante cadastrado ou não pela prefeitura.

Também será destinado até 10% das vagas para pesso­as com deficiência, mas se elas não forem preenchidas serão disponibilizadas para os de­mais candidatos habilitados. Todos selecionados pagarão pela permissão de uso do es­paço público o valor referen­te a uma Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp, que este ano vale R$ 26,53) por metro quadrado da área autorizada. Cada ponto terá 1,5 por 1,5 metro, ou seja, 2,25 metros quadrados.

Para evitar concorrên­cia com os comerciantes da região, a prefeitura afirma que em cada ponto só será comercializado produto que não faça concorrência ao co­mércio formal existente em uma distância mínima de 50 metros.Outra exigência é que os microempreendedores in­dividuais utilizem barracas, suportes desmontáveis, me­sas, expositores, e carrinhos específicos, com tamanho e características estabelecidas pela Secretaria de Turismo e que eles atuem nos mesmos horários do funcionamento do comércio regular local.

As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, 23 de agosto, na Secretaria Mu­nicipal de Turismo, no Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, segundo andar, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. Entidades como a Associação Comercial e Industrial (Acirp) e o Sindicato do Comércio Va­rejista de Ribeirão Preto e Re­gião (Sincovarp) são contra.

Já a Federação e Sindica­to dos Ambulantes, Camelôs, Autônomos e Microempreen­dedores Individuais do Estado de São Paulo (Fenamei e Sindi­mei) são favoráveis ao decreto que libera os ambulantes por 90 dias no calçadão.

Postagens relacionadas

Incêndio atinge apartamento na zona Leste de Ribeirão Preto

William Teodoro

Viagem de ônibus no feriado da República

Redação 1

Site de venda de imóveis públicos entra em funcionamento

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com