O totem “Eu amo Ribeirão”, instalado pela prefeitura de Ribeirão Preto no calçadão da rua Álvares Cabral, em frente ao Edifício Meira Júnior (Choperia Pinguim), a alguns metros da Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico, foi reinstalado na quinta-feira, 27 de abril.
O painel havia sido retirado em 14 de abril e a previsão inicial era que retornasse ao Centro em 15 dias. Ou seja, os serviços foram concluídos dentro do prazo, segundo a Fundação Dom Pedro II. A peça virou atração turística, um estúdio de fotografia a céu aberto, e já foi alvo de vândalos.
Recuperado e reinstalado em 15 de junho do ano passado, sofreu nova avaria no mês seguinte, foi restaurado e devolvido ao calçadão em 20 de julho. O Tribuna apurou que, ao tirar uma fotografia no local, um munícipe teria se apoiado com força no monumento, danificando a letra “e” da palavra “Ribeirão”, que acabou caindo.
Para evitar novos danos, a frase ganhou reforço com parafuso pop e rebite mecânico. O ponto turístico, cenário de fotografias tiradas por turistas e pela própria população da cidade, foi inaugurado em 18 de junho de 2021. Mede 1,70 metro de altura por seis metros de extensão. A obra traz um coração no lugar da palavra “amo”, formato já utilizado em várias cidades do Brasil e do mundo como forma de promover o turismo.
O objeto foi restaurado após sofrer uma ação de vandalismo no dia 28 de maio. Foi entregue para a comemoração do aniversário de 166 anos da cidade, celebrado em 19 de junho. Na ocasião da avaria, foi registrada uma ocorrência junto à Central de Comunicações e Monitoramento (Cecom) da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
O suspeito foi preso em flagrante por dano ao patrimônio público. O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) chegou a afirmar na época da inauguração que a instalação do totem no calçadão não poderia ser realizada sem autorização dos órgãos de preservação cultural da cidade. A Fundação Dom Pedro II disse que está tudo dentro da lei.
Além do Conppac, a Esplanada do Theatro Pedro II, o Quarteirão Paulista – inclui o Edifício Meira Júnior, sede da Choperia Pinguim, e o Centro Cultural Palace – e a praça XV de Novembro são tombados também pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), subordinado à Secretaria Estadual da Cultura e Economia Criativa.
Concurso de fotos
Para marcar as festividades dos 167 anos de Ribeirão Preto, comemorados no dia 19 de junho, o Cine Foto Clube Ribeirão Preto, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo e o Novo Shopping, realizam o concurso “Eu Amo Ribeirão”, com o tema “Os aspectos físicos e culturais que representem a cidade”.
O concurso está com inscrições abertas até o dia 10 de maio e tem como objetivo incentivar a produção artística, estimular a capacidade criativa e expressar diferentes olhares e sentimentos sobre as belezas naturais e patrimônio cultural de Ribeirão Preto por meio do registro fotográfico digital.
Cada pessoa pode participar com até duas fotos, que devem ser inéditas em concursos ou premiações. Uma comissão técnica e artística, composta por doze integrantes do Cine Foto Clube irá selecionar dez fotos que farão parte de uma exposição fotográfica no Novo Shopping, junto com fotos de integrantes do Cine Foto Clube.
Entre as dez fotos selecionadas, as três melhores serão premiadas com celulares. A exposição e premiação será realizada no Novo Shopping, no dia 19 de junho, ficando disponível para visitação até o dia 2 de julho. No dia da premiação, também será realizada uma homenagem ao fotógrafo Tony Miyasaka (1932-2004), que deixou um legado com mais de 50 anos dedicados à fotografia. Informações no site https://www.cinefotocluberp.com.br.