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Centro Administrativo: projeto sai em 7 meses

ALEXANDRE DE AZEVEDO/ CCS

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) assinou nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o con­trato com a empresa Econômica Engenharia e Obras Ltda. ME, vencedora da licitação para ela­boração do projeto executivo do Centro Administrativo de Ri­beirão Preto. Receberá R$ 878,5 mil. O valor é 58,7% inferior ao previsto no edital, lançado em setembro do ano passado, de R$ 2,13 milhões, economia de apro­ximadamente R$ 1,25 milhão.

Considerada a parte mais importante de uma obra de en­genharia, o projeto executivo re­úne o conjunto de informações técnicas necessárias para a reali­zação de um empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a exe­cução dos serviços de edificação, e deve ficar pronto entre agosto e setembro – daqui a sete meses.

O Centro Administrativo será instalado em uma área 106 mil metros quadrados, na aveni­da Cavalheiro Paschoal Innec­chi, no Jardim Independência, na Zona Norte. A obra está or­çada entre R$ 45 milhões e R$ 60 milhões. O governo também já escolheu, através de concurso, o anteprojeto arquitetônico. A proposta vencedora recebeu o prêmio de R$ 125 mil e foi apre­sentada por Estevan Barin Mo­reira, da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O Centro Administrativo de Ribeirão Preto será construído em terreno doado pela Funda­ção Educandário Coronel Quito Junqueira. A previsão da área construída é de aproximada­mente de 33 mil m², sendo que a taxa de ocupação máxima de construção permitida para o local é de 75%. O projeto pre­vê a instalação de 28 unidades administrativas, entre secre­tarias, fundações e autarquias – incluindo a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp), Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) e Departamento de Água e Es­gotos (Daerp).

Com a implantação do Centro Administrativo devem ser transferidos para o local as secretarias da Administração, Negócios Jurídicos, Saúde, Edu­cação, Meio Ambiente, Cultura, Planejamento, Obras Públicas, Infraestrutura, Assistência So­cial, Esportes, Fazenda, Turis­mo, Habitação (Cohab), Ga­binete do Prefeito, Casa Civil, Governo, Comunicação Social, Limpeza Urbana, Guarda Civil Municipal (GCM), Fundo So­cial de Solidariedade, Junta do Serviço Militar, Serviço de As­sistência aos Municipiários (Sas­som) e Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM).

A implantação será ver­ticalizada para proporcionar circulação otimizada, melhor articulação entre as secretarias e favorecer iluminação e ven­tilação natural, além de proxi­midade com estacionamento. Também prevê o equilíbrio en­tre áreas verdes e pavimentadas, cria espaços de permanência sombreada e prevê a climatiza­ção com espelhos d’água.

Foram propostos andares corridos e flexíveis, com compo­nentes estruturais e de vedação pré-fabricados, o que agiliza a construção e reduz o custo. Os espaços comerciais e corpora­tivos são independentes, o que possibilita a implantação por etapas. A edificação será servi­da por dois conjuntos de quatro elevadores cada.

Está prevista uma nova esta­ção de transporte público com cobertura que conduz o pedestre até a esplanada onde se localiza o atendimento integrado. Junto à esplanada há espaço reservado para ponto de táxi e carros de aplicativos em local demarcado e protegido por cobertura. O paisagismo proposto cria pra­ças e esplanadas de convívio que possibilitam o uso para eventos ao ar livre, festas e comemora­ções, podendo ser utilizados em finais de semana para shows, eventos e apresentações artísti­cas, entre outras utilidades.

Para viabilizar a construção, a prefeitura de Ribeirão Preto está em processo de alienação de 70 áreas públicas, cujos valores serão destinados exclusivamen­te a essa finalidade. Segundo a legislação, os recursos arreca­dados com a venda de patri­mônios não podem ser usados para custeio, somente para in­vestimentos. No final do ano passado, a administração abriu concorrência pública para a venda destes terrenos.

No total, se conseguir vendê­-los, pretende arrecadar R$ 72,1 milhões. Os valores serão desti­nados exclusivamente a essa fi­nalidade já que a legislação apro­vada pela Câmara de Vereadores que autorizou a comercialização estabelece que as áreas não po­derão ser usadas para custeio, somente para investimentos.

Durante o evento Nogueira ainda ressaltou que o Palácio do Rio Branco, que completa 103 anos no próximo dia 26 de maio, tem sido a sede do Poder Executivo por mais de um sécu­lo e já não possui mais as condi­ções necessárias para atender as demandas da administração pú­blica. A intenção da prefeitura é reformar o prédio e transformá­-lo em um centro cultural.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega, a área adminis­trativa da prefeitura de Ribeirão Preto está instalada, hoje, em 47 prédios, que passarão a reunir­-se no Centro Administrativo. “Vai melhorar o atendimento aos munícipes e aos empreen­dedores. Haverá mais intera­ção, eficiência, sinergia entre as diversas áreas, favorecendo o atendimento das demandas. Teremos redução de custos ad­ministrativos com aluguel, ma­nutenção, vigilância, transporte, fluxo de documentos”.

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