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Política

Centro Administrativo: 22 projetos estão na disputa

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A prefeitura de Ribeirão Pre­to publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), a com­posição da comissão nomea­da para analisar os 22 projetos arquitetônicos que seguem na disputa do concurso nacional do Centro Administrativo. O governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) lançou o cer­tame para ampliar o leque de opções. A Secretaria Munici­pal de Planejamento e Gestão Pública recebeu 159 pedidos de inscrição de várias partes do Brasil, das quais 97 foram efe­tivados pela equipe de coorde­nação, mas apenas 22 cumpri­ram todos os trâmites e foram homologados. O vencedor deve ser definido neste mês.

O total de homologações representa 13,8% do total de anteprojetos inscritos. As de­mais 137 propostas (86,2%) não avançaram porque os do­cumentos não foram apresen­tados dentro do prazo estipula­do em edital ou simplesmente por desistência. O julgamento e divulgação do resultado estão previstos para a quinta-feira da semana que vem, dia 31. Parti­cipam arquitetos profissionais liberais ou por meio de socie­dades de prestação de serviços legalmente habilitados no Brasil e em situação regular perante o Conselho de Arquitetura e Ur­banismo (CAU) de seu Estado.

A comissão é formada por representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, Secretaria Municipal da Casa Civil, do Conselho de Arquitetu­ra e Urbanismo – ligado à Uni­versidade de São Paulo (USP) – e da Associação de Engenha­ria, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). Ter­minou nesta quarta-feira (23) o prazo para entrega das pro­postas de empresas interessadas em comprar uma das 24 áreas públicas colocadas à venda pela prefeitura no final de novembro do ano passado.

Com a alienação, a adminis­tração pretende obter recursos, que podem chegar a R$ 70,71 milhões, para viabilizar a cons­trução do Centro Administrati­vo. As áreas possuem de 1.120 a 15.590 metros quadrados e estão localizadas em diferentes pontos da cidade, com valores entre R$ 543,53 mil até R$ 8,99 milhões, aproximadamente. No dia 13 de setembro, a Câmara de Verea­dores aprovou a lei complemen­tar nº 2.902/2018, do Executivo, que autoriza a alienação de 47 áreas do município, avaliadas em R$ 79,6 milhões. A obra do Centro Administrativo está or­çada entre R$ 45 milhões e R$ 60 milhões, dependendo do projeto arquitetônico.

A previsão é que ainda neste ano a sede do governo munici­pal seja transferida para o antigo prédio da Caixa Econômica Fe­deral, na rua Américo Brasilien­se nº 426, na região central. Or­çada em R$ 2 milhões a reforma será feita com recursos próprios e com os obtidos através do Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social (BN­DES). A mudança, porém, só deve ocorrer depois de agosto, conforme o Tribuna antecipou na edição desta quarta-feira.

Prédio de 30 mil m²
O Centro Administrativo de Ribeirão Preto será construído em terreno de 106 mil metros quadrados na avenida Cavalhei­ro Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, na Zona Norte da cidade. Deve ter 30 mil m² edificados, sendo que a taxa de ocupação máxima de constru­ção permitida para o local é de 75%. O projeto prevê a instala­ção de 28 unidades administra­tivas, entre secretarias, funda­ções e autarquias.

A Secretaria do Planeja­mento quer que projeto seja flexível o bastante para atender a futuras alterações de organo­grama na administração mu­nicipal. Devem estar previstos no projeto a instalação de ele­vadores, auditórios, almoxa­rifados, depósito, refeitório, restaurante (praça de alimen­tação), área de convivência, estacionamentos, agência ban­cária, biblioteca, espaço kids, bicicletários, entre outros.

Composição da comissão
Secretaria de Planejamento e Gestão Pública
Arquiteto José Roberto Bonetti (presidente)
Arquiteta Catherine D’Andrea
Secretaria Municipal da Casa Civil
Engenheiro Cantídio Bretas Maganini
Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/USP)
Arquiteto Marcelo Martins Barrachi
Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
Arquiteta Ercília Fernandes Santos

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