Tribuna Ribeirão
Educação

Censo Escolar – Cresce número de matrículas na creche e na pré-escola

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de matrículas na creche e na pré-escola cres­ceu este ano na comparação com o ano passado, segundo dados do Censo Escolar di­vulgados nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa­cionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento, que foi pu­blicado no Diário Oficial da União, traz apenas os dados referentes ao número de alu­nos matriculados em escolas públicas, abrangendo todas as etapas de ensino (da creche ao ensino médio). A divulgação das informações completas do Censo Escolar está prevista para o final de janeiro.

O censo mostra um au­mento de 4,24% no núme­ro de matrículas em creches (crianças de 0 a 3 anos), que passou de 2.333.277, em 2018, para 2.433.216, em 2019. Ao todo, foram abertas 98.939 vagas nesta etapa de ensino. Na pré-escola, houve aumento de 0,75% no núme­ro de matrículas na compara­ção entre 2018 e 2019. Foram abertas 29.636 vagas, passando de 3.915.699 para 3.945.335. A quase totalidade das matrículas no ensino infantil são em insti­tuições municipais.

Fundamental e médio
Em relação aos ensinos fundamental e médio, o Cen­so Escolar aponta uma que­da no número de matrículas em escolas públicas, fenô­meno que vem se repetindo nos últimos anos. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, foram matri­culados 6.192.819 alunos no ensino médio em 2019, con­tra 6.462.124 no ano anterior, uma redução de 4,34%.

Apesar da redução, houve melhora nas escolas de tempo integral, que passou de 9,2% para 10,6% do total de matrí­culas na última etapa do ensino básico em instituições públicas. No ensino integral, os estudan­tes podem, com mais tempo na escola, ter acesso a atividades culturais, esportivas, além de conteúdos de comunicação, saúde, entre outros.

No ensino fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, o nú­mero de alunos matriculados em 2019 caiu 1,62% em relação a 2018, passando de 21.760.831 de alunos para 21.413.391. Desse total, quase 11% foram para o ensino integral.

Ampliar a educação em tempo integral nas escolas é uma das metas do Plano Na­cional de Educação (PNE), lei que estabelece parâmetros para melhorar a qualidade da educação brasileira. Uma das metas do PNE é oferecer edu­cação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica até 2024.

EJA
O Censo Escolar também trouxe dados sobre o núme­ro de alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade presencial, que também diminuiu, passan­do de 2.878.165 de alunos em 2018 para 2.625.462 em 2019, uma redução de 9,6%.

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