Os candidatos às vagas temporárias no processo seletivo do Censo Demográfico 2022 já podem conferir os gabaritos preliminares das provas, aplicadas no domingo (10) em todo o país. As respostas foram divulgadas nesta segunda-feira, 11 de abril, pela Fundação Getulio Vagas (FGV), organizadora do concurso público, e podem ser conferidas na página oficial do certame.
Mais de 600 mil candidatos fizeram as provas. O processo seletivo oferece 206.891 vagas temporárias. São 183.021 para recenseador, que exigem ensino fundamental completo e proporcionam remuneração por produção. O concurso prevê também 18.420 vagas de agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 de agente censitário municipal (ACM), que exigem ensino médio completo, com salários de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.
Foram abertas 735 vagas para Ribeirão Preto – 659 recenseadores, 71 agentes censitários e cinco temporárias para agentes censitários de administração e informática. Segundo o site da FGV, responsável pelo concurso, são 2.203 vagas para a macrorregião. Entram nesta conta Franca (342 no total, sendo 311 para recenseador e 31 para agente censitário) e Barretos (125 no total, 112 para a primeira função e 13 para a segunda, respectivamente).
Somente para a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que envolve 34 cidades, são 1.736 oportunidades, sendo 1.542 vagas para recenseador e 189 para agentes censitários, além de cinco novos postos para agentes censitários de administração e informática. Contando com Franca e Barretos (467 empregos temporários, somando os dois municípios e os cargos oferecidos), o IBGE vai contratar 1.965 recenseadores e 238 agentes censitários na macrorregião.
Os recenseadores são os responsáveis pela coleta de informações nos domicílios. Os agentes censitários orientam e supervisionam o trabalho de campo. Aqueles que discordarem do gabarito poderão recorrer das respostas entre esta terça (12) e quarta-feira (13). Para tal, o candidato deverá usar formulários próprios, disponíveis no site do concurso. A banca vai avaliar os questionamentos e poderá decidir manter a resposta, alterá-la ou anular a questão.
O gabarito definitivo e o resultado da prova objetiva serão divulgados em 13 de maio. Já o resultado final do concurso está previsto para 20 de maio. Os convocados vão trabalhar no Censo 2022, maior pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deverá percorrer 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios brasileiros, com o objetivo de ter referência sobre as condições de vida da população do país.
A pesquisa revelará características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. O número de inscritos, de 1.101.911, alcançou as expectativas do IBGE, que esperava atrair um milhão de interessados nas oportunidades de trabalho temporário distribuídas por 5.297 municípios brasileiros. Porém, cerca de 600 mil fizeram as provas anteontem.