Os cemitérios de Ribeirão Preto e Bonfim Paulista estão preparados para receber mais de 50 mil pessoas no feriado do Dia de Finados, celebrado neste sábado, 2 de novembro. A prefeitura de Ribeirão Preto diz que a estimativa de público é de 53 mil moradores da cidade e da região que visitam túmulos de amigos, parentes e familiares.
O movimento este ano em Ribeirão Preto – 20 mil visitantes no da Saudade e 30 mil no Bom pastor – e no distrito de Bonfim Paulista – três mil – deve ser grande. Além disso, mais três mil pessoas são esperadas no Memorial Parque dos Girassóis, totalizando 56 mil visitantes.
Muita gente costuma antecipar a visita. São parentes e amigos que vão aos cemitérios para limpar túmulos e lápides, levam flores e rezam para os entes queridos. No feriado do Dia de Finados, os cemitérios deverão permanecer abertos das sete às 18 horas.
Os sepultamentos serão realizados em dois horários: das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. O setor administrativo costuma funcionar das 7h30 às 17 horas no Cemitério da Saudade, nos Campos Elíseos (Zona Norte). O horário é o mesmo para o Bom Pastor, no Jardim Novo Mundo (Zona Leste), e no distrito de Bonfim Paulista (Zona Sul.
A prefeitura informa que, em preparação para a data, os cemitérios passaram por diversos serviços de manutenção: poda de árvores, pintura geral, roçada, dedetização, intensificação da coleta de lixo, tapa-buracos, recapeamento das vias internas e aprovisionamento de insumos foram realizados para garantir um ambiente seguro e bem conservado aos visitantes.
Para quem pretende visitar os cemitérios no final de semana, atenção especial para idosos, crianças e pessoas com comorbidades. Os visitantes devem descartar as embalagens plásticas dos vasos de flores nas lixeiras disponíveis e acender velas exclusivamente nos locais apropriados, como velários e cruzeiros.
Recomenda-se também o uso constante de água para hidratação e, preferencialmente, o uso de sapatos fechados para maior segurança por causa de escorpiões. No que diz respeito ao trânsito, a RP Mobi reforçou a pintura da sinalização nas vias públicas ao redor dos cemitérios e fará o direcionamento do tráfego no fim de semana, segundo planejamento específico, para garantir a segurança e a fluidez dos acessos.
No Cemitério da Saudade, na avenida Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a média de público costumava ser de 50 mil visitantes – tem cerca de 7.604 jazigos, 2.200 gavetas ossuárias e mais de 132 mil pessoas sepultadas. O de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, já recebeu 20 mil visitantes – tem cerca de 1.140 túmulos com aproximadamete 9.900 corpos.
Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, costumava receber 55 mil visitantes – tem 14.746 jazigos, 3.680 gavetas ossuárias e 4.328 valas comum, com mais de 60 mil pessoas sepultadas. O Memorial Parque dos Girassóis, na avenida Afonço Valera nº 350, no Recreio das Acácias, recepciona cinco mil pessoas no Dia de Finados e atende das sete às 18 horas.
Por determinação da RP Mobi, que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto (ex-Transerp), o Consórcio PróUrbano disponibilizará duas linhas especiais no feriado do dia 2 de novembro para melhor atender aos usuários, das sete às 18 horas. São duas, uma saindo do Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig com destino ao Bom Pastor e a outra ligando este cemitério ao da avenida Saudade.
Geralmente, a lista de eventos prevê celebração de missas, orações por entidades religiosas, entrega de mensagens consoladoras e ações realizadas por funerárias. O uso de máscara já deixou de ser obrigatório e agora é opcional.
Dia de Finados – O Dia dos Finados é uma data marcante para milhões de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos. O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos falecidos remonta do século V, mas foi no século XIII que 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados.
Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. O abade Odilo de Cluny, no final do século X, pedia aos monges que orassem pelos falecidos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.
Os 4 cemitérios de Ribeirão Preto
Cemitério da Saudade
Avenida Saudade nº 1.775, Campos Elíseos
Expectativa de público: 20 mil
Cemitério Bom Pastor
Avenida das Lágrimas nº 600, Jardim Novo Mundo
Expectativa de público: 30 mil
Bonfim Paulista
Rua IzokitiMenoara s/nº, Jardim São Leandro I
Expectativa de público: 3 mil
Memorial Parque dos Girassóis
Avenida Afonço Valera nº 350, Recreio das Acácias
Expectativa de público: 3 mil