Os três cemitérios de Ribeirão Preto e o de Bonfim Paulista devem receber 139 mil pessoas nesta quinta-feira, 2 de novembro, feriado do Dia de Finados. O Consórcio PróUrbano, via Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), vai disponibilizar linhas especiais de ônibus.
Os locais estarão abertos das seis às 18 horas. A prefeitura solicita que os vasos com invólucros plásticos sejam removidos evitando o acúmulo de água parada e posterior criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika Vírus e febre amarela. Também haverá sanitários químicos e distribuição de água potável, além de outros serviços.
No Cemitério da Saudade, na avenida da Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a expectativa é de um público de 55 mil visitantes. O de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, aguarda 20 mil. Nestes locais a limpeza de túmulos está proibida neste feriado por causa do grande fluxo de pessoas.
Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, está preparado para receber 60 mil visitantes. A limpeza de túmulos permanece inalterada. O Memorial Parque dos Girassóis, na avenida Afonço Valera nº 350, no Recreio das Acácias, tem expectativa de receber quatro mil pessoas e vai atender das sete às 18 horas. Haverá missas em todos os cemitérios.
Por determinação da Transerp, o Consórcio PróUrbano disponibilizará linhas especiais de ônibus no Dia de Finados. Os ônibus sairão do Centro (terminal urbano) e do Cemitério da Saudade com destino ao Bom Pastor. Neste feriado prolongado, a prefeitura de Ribeirão Preto organizou equipes para a manutenção dos serviços essenciais – na sexta-feira (3) será ponto facultativo. Já os bancos fecham hoje e reabrem normalmente na sexta-feira.
As três Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) – Central (avenida Jerônimo Gonçalves nº 466), Vila Virgínia (rua Franco da Rocha nº 1.270) e Quintino Facci II (rua Bruno Pelicani nº 70) – e a Unidade Pronto-Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio nº 353 (Jardim Paulista) vão atender os casos de urgência e emergência 24 horas por dia.
O Departamento de Água e Esgoto (Daerp) atenderá os chamados emergenciais pelo telefone 115, das sete às 19 horas, para desobstrução de redes e consertos de vazamentos. Já a Secretaria Municipal da Infraestrutura atende as emergências pelo telefone 3968-8650 para os casos de enchentes, quedas de barreiras ou pontes nas estradas de rodagem do município.
A Comissão Municipal de Defesa Civil atende em regime de plantão 24 horas, e deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades ou desabamentos, pelo telefone 199. O Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) não funciona no feriado. O mesmo ocorre com o Poupatempo, no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500.