Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cemitérios devem receber cerca de 130 mil pessoas

Os cemitérios de Ribeirão Preto e Bonfim Paulista costumam receber cerca de 130 mil pessoas no feriado do Dia de Finados. O movimento este ano em Ribeirão Preto e no distrito de Bonfim Paulista deve ser maior do que em 2020 e 2021 por causa do avanço da vacinação contra a covid-19 e da queda no número de mortes e casos e de internações em decorrência da doença.

No Cemitério da Saudade, na avenida Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a média de público costuma ser de 50 mil visitantes– tem cerca de 7.500 jazigos e mais de 132 mil pessoas sepultadas. No de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, são cerca de 20 mil visitantes – tem cerca de 1.120 túmulos com 9.850 corpos.

Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, costuma receber 55 mil visitantes – tem cerca de 13 mil jazigos e mais de 60 mil pessoas sepultadas. O Memorial Parque dos Girassóis, na avenida Afonso Valera nº 350, no Recreio das Acácias, recepciona cinco mil pessoas no Dia de Finados e atende das sete às 18 horas, geralmente.

Por determinação da RP Mobi, que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto (ex-Transerp), o Consórcio PróUrbano vai disponibilizar linhas especiais de ônibus no feriado de Finados, na próxima quinta-feira, das sete às 18 horas. Uma sairá do Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig com destino ao Bom Pastor e a outra ligando este cemitério ao da avenida Saudade.

Também haverá linhas especiais na quarta-feira, dia 1º. No feriado do Dia de Finados, os cemitérios deverão permanecer abertos das sete às 18horas. O setor administrativo costuma funcionar das 7h30 às 17horas no Cemitério da Saudade, nos Campos Elíseos (Zona Norte).

O horário é o mesmo para o Bom Pastor, no Jardim Novo Mundo (Zona Leste), e no distrito de Bonfim Paulista (Zona Sul). Geralmente, a lista de eventos prevê celebração de missas, orações por entidades religiosas, entrega de mensagens consoladoras e ações realizadas por funerárias.

O uso de máscara já deixou de ser obrigatório e agora é opcional. Se fizer calor, a prefeitura recomenda a hidratação e o uso de roupas frescas e de sapato fechado, porém confortável. Os familiares dos mortos devem retirar as embalagens plásticas dos vasos de flores–para evitar o acúmulo de água parada e posterior criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.

As velas deverão ser acesas tão somente em local próprio (veleiro).Em 2020, por causa da pandemia de coronavírus, quando ainda não havia vacina contra a covid-19 disponível, a presença de visitantes foi bem inferior ao volume de 2019.

Dia de Finados –O Dia dos Finados é uma data marcante para milhões de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos. O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos falecidos remonta do século V, mas foi no século XIII que 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados.

Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. O abade Odilo de Cluny, no final do século X, pedia aos monges que orassem pelos falecidos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.

Os 4 cemitérios  de Ribeirão Preto

Cemitério da Saudade
Avenida Saudade nº 1.775 

Campos Elíseos – Ribeirão Preto
Expectativa de visitas: 50 mil  

 

Cemitério Bom Pastor
Avenida das Lágrimas nº600 

Jardim Novo Mundo– Ribeirão Preto
Expectativa de visitas: 55 mil
 

Memorial Parque dos Girassóis
Avenida Afonço Valera nº 350 

Recreio das Acácias – Ribeirão Preto
Expectativa de visitas: 5 mil 

Bonfim Paulista
Rua IzokitiMenoara s/nº 

Jardim São Leandro I – Bonfim Paulista
Expectativa de visitas: 20 mil  

Postagens relacionadas

Covid-19 causa mais três mortes

William Teodoro

Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Redação 2

Mega-Sena pode pagar R$ 75 mi

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com