Murilo Bernardes
O Botafogo começa sua campanha na Série B neste final de semana. A péssima participação no Campeonato Paulista gerou grande desconfiança no torcedor botafoguense. O pedido por reforços é uma unanimidade. A diretoria está atenta ao mercado, mas pretende olhar para o que sempre foi a força do Tricolor, a categoria de base.
Não à toa, o clube carrega a alcunha de “Celeiro de Campeões”. Segundo Fernando Gelfuso, diretor de futebol do Pantera, o técnico Claudinei Oliveira quer apostar em jovens talentos formados no clube.
“A utilização dos jogadores da base foi conversada com o Claudinei, mas, antes disso, ele já havia demonstrado interesse em dar oportunidade para eles. As vezes a gente se surpreende positivamente com as pessoas e o Claudinei é um profissional que me surpreendeu muito de forma positiva, é um grande profissional e ser humano. Ele enxerga que os meninos da base precisam ter espaço entre os profissionais”, afirmou Gelfuso.
O Pantera tem alguns bons valores para serem explorados na equipe de cima. Um deles é o meio-campista Wesley, de apenas 19 anos. Formado no Linhares, do Espírito Santo, o jogador foi um dos destaques do Pantera na Copa São Paulo.
O bom desempenho na competição fez a diretoria investir no jovem e oferecer um novo contrato com validade até dezembro de 2022. Wesley tem passagem pela base do Flamengo e já está integrado ao elenco profissional do Pantera, mas ainda não fez sua estreia.
O garoto mais rodado dentre as apostas do Tricolor é Jonata Machado. Aos 21 anos, o meio-campista já soma 15 partidas como profissional e faz parte do elenco de cima desde o ano passado.
O jogador, inclusive, foi titular em 11 partidas do Botafogo na Série B de 2019. Jonata é um dos nomes mais pedidos pelo torcedor. A tendência é que o volante receba mais oportunidades ao longo da temporada.
Outro que é bastante badalado é o meia-atacante Dodô, 20 anos. Destaque na Série B do ano passado, o jogador se lesionou em seu melhor momento com a camisa do Pantera. Ao todo, soma 7 jogos e um gol marcado. O jovem está fora de combate desde outubro de 2019. Está em reta final de recuperação e deve ajudar muito o profissional durante a competição.
Quem pode figurar como surpresa é o atacante Luketa. Aos 21 anos, o jogador começou a ganhar espaço este ano. Disputou 6 partidas e marcou um gol. O jogador foi fundamental para o Botafogo na vitória diante da Inter de Limeira, quando fez um e deu a assistência para o gol do triunfo.
O volante Edson Silva, o “Baiano”, como é conhecido na base botafoguense, também pode aparecer como surpresa. Aos 21 anos, o jogador é sempre elogiado pelo vigor físico e teve duas oportunidades de atuar no time de cima neste Paulistão.
Correm por fora o zagueiro Matheus Ribeiro, que é bem referendado, mas ainda não teve espaço no time de cima, e o volante Caio de Luna. Ambos também já estão integrados ao profissional e podem ganhar oportunidades durante a Série B.