Tribuna Ribeirão
Geral

Cela verde e amarela – Número de presos chega a 763

MARCELO CAMARGO/AG.BR.

A Secretaria de Adminis­tração Penitenciária do Dis­trito Federal (Seape-DF) di­vulgou nova lista de pessoas presas por participarem dos atos golpistas na Praça dos Três Poderes em Brasília no último domingo, 8 de janeiro. O número de detidos foi atu­alizado para 763 até as onze horas desta quarta-feira (11).

A divulgação por meio de lista está sendo feita devido ao alto número de pessoas presas e à dificuldade de realizar co­municações individuais. “Dessa forma, será mantida lista atua­lizada das pessoas transferidas para o Sistema Prisional, a fim de possibilitar o acesso de fami­liares e advogados a elas”, afir­ma a Seape. São 498 homens e 265 mulheres.

Três pessoas da região de Ribeirão Preto continuavam detidas até a o início da tarde de ontem. Estão presos a mé­dica veterinária e social media de Guariba, Ana Carolina Isi­que Guardiéri Brendolan, de 30 anos, e o advogado ribeirão­-pretano Barquet Miguel Junior (filho do ex-vereador Barquet Miguel, que cumpriu sete man­datos), de 52 anos.

A advogada Nara Faustino de Menezes, de 43 anos, tam­bém de Ribeirão Preto, segue detida. Em seu depoimento, ela confirma ter entrado no Congresso, mas diz que o aces­so estava liberado e que não participou da depredação. Já a veterinária e social media Ana Carolina diz que foi espontane­amente a Brasília.

Quinze crimes são investi­gados. A 12ª Subseção da Or­dem dos Advogados do Brasil de São Paulo, a OAB de Ribei­rão Preto, vai promover uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (12). Porém, avisa que ainda não tem denúncia oficial que possa resultar em punição aos advogados. As pe­nas dos acusados podem passar de doze anos de prisão. O Su­premo Tribunal Federal (STF) montou uma força-tarefa para as audiências de custódia.

O ministro da Justiça e Se­gurança Pública, Flávio Dino, informou na manhã desta quarta-feira, em sua conta no Twitter, que foram lavrados 1.261 autos de prisão e apre­ensão pela Polícia Federal (PF) após os atos golpistas em ata­ques aos prédios dos Três Po­deres. “Tivemos também as prisões em flagrante efetuadas no domingo (8)”, cita.

“E segue a execução dos mandados de prisão temporária e preventiva. Todos os presos são apresentados ao Poder Judiciá­rio, instância competente para decidir o que acontecerá com cada um deles”, informa o minis­tro, que agradeceu à Polícia Fe­deral, além das polícias do Dis­trito Federal, peritos, policiais penais, defensores, bombeiros e o Serviço de Atendimento Mó­vel de Urgência (Samu).

A Polícia Federal infor­mou, na terça-feira (10), que, por “questões humanitárias”, liberou 599 pessoas que ha­viam sido detidas por atos antidemocráticos no palácio do Planalto, Supremo Tribu­nal Federal (STF) e Congresso Nacional, no domingo.

O canal de denúncias cria­do pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) sobre informações referentes aos atos terroristas do dia 8 de janeiro recebeu mais de 50 mil mensagens com links de pági­nas de redes sociais, vídeos e outras informações.

Ao anunciar o e-mail [email protected], na se­gunda-feira (9), Flávio Dino disse que a ferramenta serve para que a sociedade colabore com a identificação dos envol­vidos. “Esse e-mail visa a que a sociedade colabore”, disse o ministro da Justiça.

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu ontem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a libertação de pessoas hipervulneráveis. Em conjunto com a Defensoria Pública do Distrito Federal, o órgão argu­menta que idosos, mulheres gestantes, puérperas, mães de crianças menores de 12 anos de idade e responsáveis por crianças com deficiência po­dem ter a prisão substituída por medidas cautelares.

Postagens relacionadas

Finados e as histórias do Cemitério da Saudade

Redação 1

Caminhão de paletes pega fogo na Anhanguera

Redação

Verba do Hemocentro deve dobrar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com