Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Cebola, cenoura e tomate ficaram mais caros em dezembro

Única hortaliça a registrar queda no preço no período foi a batata (Climatempo)

Quem foi ao supermercado durante o mês de dezembro de 2024 deve ter percebido um aumento de valor em produtos como frutas, hortaliças, legumes e verduras. O boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro identificou alta nos preços da cebola, da cenoura e do tomate no período. 

Uma das explicações do Prohort para o encarecimento da cebola é a troca de safra nos supermercados, que começou em dezembro, com a distribuição da nova produção dessa hortaliça no país. Já a cenoura teve alta nos preços na maioria das Ceasas pelo segundo mês consecutivo. Os aumentos em novembro e dezembro de 2024 podem ter sido levados pela concentração da produção em Minas Gerais. Em relação ao tomate, o aumento no último mês do ano foi de mais de 8% em relação a novembro.

A única hortaliça que teve queda no valor foi a batata. A média ponderada de preço entre as Ceasas do país caiu 27,33% em relação a novembro. Uma maior produção no Pará pode ter ajudado a baixar os preços.

As exportações dos hortifrutis tiveram uma queda de 1,27%, mas o faturamento foi de U$S 1,38 bilhão, 2,04% maior em relação a 2023, e de 27% em relação a 2022.

Postagens relacionadas

EM RIBEIRÃO PRETO – Prefeitura abrirá concurso público

Redação 1

Presidência da Câmara de RP atrai poucos interessados

Redação 2

Intenção de consumo das famílias cresce pelo quarto mês

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade