O arcebispo metropolitano dom Moacir Silva, da Arquidiocese de Ribeirão Preto, celebrou uma missa no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Sandro Alves da Silva” de Serra Azul, no último dia 24 de outubro. Iniciativa da Pastoral Carcerária, a celebração católica reuniu aproximadamente 50 pessoas, entre reeducandos e servidores.
Desde a inauguração do Centro de Detenção, há onze anos, esta foi a primeira missa celebrada na unidade prisional, destaca o diretor do presídio, Valdemar Alves dos Santos. Para ele, ações que exaltam a fé e a bondade das pessoas ajudam a aproximar os detentos da espiritualidade. Traz, ainda, sentimento de esperança e renovação de vida.
“É importante abrir as portas para todas as instituições que desejam levar uma palavra de incentivo e de conforto aos que aqui se encontram”, frisa o diretor. “O homem pode perdoar nossos erros, mas somente Deus pode perdoar os nossos pecados”, declarou um dos presos que participou da celebração na unidade prisional.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), atualizados na última segunda-feira (4), o CDP de Serra Azul comporta 856 detentos, mas abriga atualmente 327, apenas 38,2% de sua capacidade. Em fevereiro de 2016, a maioria dos presos provisórios foi transferida para presídios da região após a ocorrência do assoreamento do poço artesiano que abastece o local. A Sabesp fornece água à unidade.