Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cavalli toma posse no HC

O médico e professor dou­tor Ricardo de Carvalho Cavalli assumiu nesta sexta-feira, 27 de janeiro a superintendência do Hospital das Clínicas da Facul­dade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP). É pro­fessor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP. A cerimônia de pos­se contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), deputado federal Ri­cardo Silva (PSB) e Rui Alberto Ferriani, presidente do Conse­lho Deliberativo do HC, entre outras autoridades.

Fo nomeado por meio de ato do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), publica­do no Diário Oficial do Estado (DOE) de 12 de janeiro. O nome de Cavalli era o primeiro da lista tríplice enviada ao governo do Estado. Será o 11º superinten­dente do Hospital das Clínicas e vai substituir o professor dou­tor Benedito Carlos Maciel, que pediu exoneração do cargo após quase oito anos à frente de um dos maiores complexos hospita­lares do interior do Brasi.

Ele assumiu em março de 2015 no lugar do também pro­fessor doutor Milton Laprega, que dirigiu o HC de março de 2003 a janeiro de 2011. O novo superintendente tem como uma das metas de sua gestão ampliar a quantidade de salas de cirurgia para zerar a fila de procedimen­tos eletivos.

Segundo ele, a demanda foi represada pela pandemia de co­vid-19 e é um dos temas a serem abordados com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. “Ampliar salas de cirurgias sig­nifica tentar ajudar o governo do estado a zerar fila cirúrgica eletiva. Existe uma fila principal­mente por causa da pandemia. Temos uma fila cirúrgica na nossa regional, e o hospital vai estar envolvido”, garante.

Também foram superinten­dentes do HC Paulo Gomes Ro­meo (de junho de 1956 a março de 1969), Jorge Armbrust de Lima Figueiredo (de 1969 a fe­vereiro de 1970), Jacob Renato Woiski (de 1970 a maio de 1971), Alberto Raul Martinez (de maio a dezembro de 1971), Carlos Eduardo Martinelli (de 1971 a maio de 1983), Marisa Mazzon­cini de Azevedo Marques (de 1983 a maio de 1987), Antonio Carlos Pereira Martins (de 1987 a março de 1995) e Marcos Feli­pe Silva de Sá (de 1995 a 2003).

Ricardo de Carvalho Cavalli
Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 1997, fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da FMRP/USP em 2000.

Fez mestrado em 2001 e doutorado em 2002 em Gine­cologia e Obstetrícia na FMRP/ USP e pós-doutorado no Beth Israel Deaconess Medical Center na Harvard Medical School, em Boston (EUA), de 2013-2014. É professor associado ao Depar­tamento de Ginecologia e Obs­tetrícia da FMRP desde 2011.

Desde 2019 atua como professor titular deste de­partamento. É membro da Rede Brasileira sobre Estudos da Hipertensão na Gravidez (RBEHG) e diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa) do HCFMRP/USP, além de coordenador adjunto da Me­dicina III na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Tem experiência clínica e desenvolve pesquisa científica na área de obstetrícia com ên­fase em gestação de alto risco, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacociné­tica e transferência placentária na gestação, hipertensão na gestação, avaliação da vitali­dade fetal, ultrassonografia e medicina fetal.

Hospital das Clínicas
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e referência para 26 municípios do 13º Departa­mento Regional de Saúde (DR­S-XIII), mas também , atende os de Franca (DRS-VIII), Bar­retos (DRS-V) e Araraquara (DRS-III).

Foi inaugurado em 15 de junho de 1956 e é reconheci­do internacionalmente pelos seus atendimentos, trabalhos e pesquisas. Tem 877 leitos hospitalares, sendo 171 para emergência e 35 para terapia intensiva, que correspondem a 51% do total oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população de Ribeirão Preto e a 32% do total ofertado em toda a região do DRS-XIII.

O Hospital das Clínicas é responsável por 78% do aten­dimento de alta complexidade na internação; e 63% na alta complexidade em ambulató­rios, bem como de 50% no atendimento de média com­plexidade. O HC de Ribeirão Preto conta com a colaboração de 5.962 servidores.

Postagens relacionadas

Cerca de oito bairros da região norte podem sofrer com falta d’água

Redação 2

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 37 mi

William Teodoro

“Nós Não Andamos Sós” faz única apresentação gratuita em Sertãozinho

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com