Abertura oficial do II Campeonato Mundial de Futsal Down será nesta quarta-feira, dia 29 de maio, às 19h, com diversas atrações e shows
Nesta quarta-feira (29), a Cava do Bosque será palco, a partir das 19h, da festa de abertura do II Campeonato Mundial de Futsal Down, realizado na cidade de Ribeirão Preto. A noite reserva apresentações de dança, música e o espetáculo do único músico com síndrome de Down, Dudu do Cavaco. As atletas da equipe de Ginástica da Secretaria de Esportes irão acompanhar a entrada das delegações mostrando um pouco sobre a cultura de cada seleção, e muitas outras apresentações.
Participam da competição, as seleções do Brasil, Itália, atual campeã, Chile, Portugal, Peru, Argentina e México.
“A abertura do II Campeonato Mundial de Futsal Down será uma grande festa da diversidade. Iremos apresentar nossa cidade, Ribeirão Preto, para o mundo, além de conscientizar a sociedade sobre os esportes adaptados. Seremos exemplo para outras cidades de como ser mais acessível e acolhedora a todos os seus moradores e visitantes. Venham prestigiar os participantes que são exemplos de atletas e de seres humanos”, afirmou o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar.
Quem quiser assistir a abertura do II Campeonato Mundial de Futsal Down pode retirar seu ingresso na Cava do Bosque, das 8h às 18h, com limite de dois por pessoa. A troca segue até esgotar os ingressos disponíveis.
Sede
Ribeirão já possui experiência em receber eventos relacionados à Síndrome de Down. Entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2017, a cidade sediou a I Copa Brasil de Futsal Down. Agora, a parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura e Esportes se repete na realização do II Campeonato Mundial de Futsal Down.
I Campeonato Mundial de Futsal Down
A primeira edição do Campeonato Mundial de Futsal Down foi realizada na cidade de Viseu, localizada na região central de Portugal. O evento foi organizado pela Federação Internacional de Futebol para Síndrome de Down (FIFDS) e regido pelas regras da FIFA, com participação das seleções de Portugal, México, Itália e África do Sul, em uma disputa de pontos corridos que sagrou a seleção italiana como a primeira campeã Mundial de Futsal Down.