Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cava atende 100 pessoas por dia

A prefeitura de Ribeirão Preto ampliou em 66% a ca­pacidade de atendimento às pessoas em situação de rua no Complexo Esportivo Elba de Pádua Lima – Tim, a Cava do Bosque. A ação, realizada em parceria entre as secreta­rias da Assistência Social e de Esportes e o Instituto Limite, teve início em 18 de abril com o objetivo de fornecer abrigo às pessoas em situação de vulne­rabilidade devido à pandemia do novo coronavírus.

Desde o último sábado (9), a capacidade de atendimento diário passou de 60 para 100 pessoas e, daquele dia até esta quarta-feira (13), 432 pessoas foram abrigadas no local. No total, 1.890 atendimentos já foram realizados. “Oferecemos vestiários para banho, três re­feições diárias, roupas limpas e higienizadas, máscaras e lo­cal para dormitório, seguindo todas as orientações dos ór­gãos de saúde”, afirma o pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).

De acordo com o secretá­rio da Semas, Guido Desin­de Filho, a pasta mantém em funcionamento, no período noturno, os serviços de acolhi­mento na Casa de Passagem e, durante o dia, o Centro POP. “As pessoas em situação de rua fazem parte do grupo de risco e, portanto, temos o compro­misso de tomar as medidas para protegê-las, tanto quanto for possível, de serem contami­nadas pela doença”, diz.

“Nossos assistentes sociais seguem com as abordagens nas ruas diariamente e, desde o início da pandemia, aborda­ram 378 novos usuários e reali­zaram 822 abordagens”, emen­da. O Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, das oito às 17 horas, e, se necessário, encaminha os usuários do ser­viço para atendimento médico ou para a Casa de Passagem. No local, são oferecidos espaço para banho, roupas de frio, co­bertores e alimentação.

A abordagem nas ruas tem início às 18 horas, com a equi­pe do Instituto Limite, que vai até às 23 horas. A partir da zero hora, a Casa de Passagem dá sequência na ação e faz as bus­cas até às seis da manhã. No lo­cal, é oferecido um lugar para passar a noite, assim como roupas de frio, cobertores, ali­mentação e banho.

Recente levantamento di­vulgado pela prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da As­sistência Social e em parceria com o Instituto Limite, apon­ta que 11.618 atendimentos a pessoas em situação de rua foram realizados no período de junho de 2017 a dezembro de 2019 – dois anos e meio ou 30 meses.

Os números representam um total de 7.179 usuários ca­dastrados no Serviço de Abor­dagem Social (Seas) e 4.439 reabordagens de acompanha­mento realizadas. A estimati­va, segundo o documento, é de que existam na cidade cerca de mil pessoas em situação de rua de origem local – 982, ou 13,6% dos 7.179 cadastrados. Dentre os 982 ribeirão-preta­nos, 846 são homens (86,15%) e 136 são mulheres (13,85%).

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

São Lucas entre os 100 melhores  

Redação 2

Taxa de isolamento despenca para 40%

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com