Tribuna Ribeirão
Cultura

Cauim promove oficina gratuita de audiovisual

ARQUIVO/TRIBUNA RIBEIRÃO

Com a popularização das redes sociais, grande parte da comunicação é feita utilizando recursos de vídeo e áudio disponíveis nos celulares e nas chamadas mídias sociais, como YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Tik-Tok, entre tantas outras. O audiovisual está presente nas escolas, no trabalho e no cotidiano das pessoas. É quase uma unanimidade entre os jovens e os adolescentes.

O grande apresentador popular da TV brasileira dos anos 1970 e 80, Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”, já dizia: “quem não se comunica, se trumbica”. E hoje, mais do que nunca, comunicar-se bem é a chave para o sucesso pessoal e social.De olho exatamente nesse público de jovens e adolescentes, a partir dos 12 anos, o Cineclube Cauim de Ribeirão Preto abre inscrições para a Oficina Gratuita de Audiovisual.

A oficina abordará todos os aspectos da comunicação através de recursos visuais e sonoros utilizados na produção de vídeos com smartphones (celulares) Desde a elaboração de um roteiro a partir de uma ideia, até a finalização do vídeo, seja ele uma matéria jornalística, um documentário ou um clipe musical.

Segundo Tiago Calil, cineasta e coordenador da Oficina Gratuita de Audiovisual do Cineclube Cauim, no evento “teremos uma programação sócio cultural educativa, em que apresentaremos conceitos da sétima arte aplicada ao uso dos aparelhos móveis”. Calil ainda esclarece que a Oficina não será executada em apenas uma etapa.

Para atingir maior número de pessoas: “a primeira turma receberá as aulas entre os dias 26 e 29 de abril, encerrando com um evento de apresentação e de coletivo hip-hop no dia 30, aqui no Cauim. Durante todo o mês de maio faremos incursões nos bairros de Ribeirão Preto para levar nossa oficina de audiovisual para estudantes e moradores”, diz

Segundo ele, “os melhores alunos serão convidados para participar das nossas oficinas de produção de curtas no cineclube e os melhores filmes participarão de um circuito de exibição no Cauim e nos bairros da cidade”. Para Fernando Kaxassa, presidente do Cauim, as oficinas estão alinhadas aos princípios da ONG: a inserção social e comunitária.

“Ajudar esses jovens a se comunicarem de uma forma mais aprimorada e inteligível, usando a linguagem universal da multimídia, com certeza faz parte de um processo de inserção cidadã”, diz. Kaxassa ressalta que realizar um projeto como esse exige recursos financeiros e profissionais.

“Com o apoio de uma emenda parlamentar de autoria da deputada estadual Isa Penna (PcdoB) e do suporte de profissionais amigos do Cauim, conseguiremos levar essa oficina para mais de mil jovens da cidade”. A inscrição e a participação são totalmente gratuitas. Basta ter mais de 12 anos, e-mail ou telefone para contato, comparecer nos locais onde irão acontecer as oficinas, que serão divulgados na mÍdia e no site do Cineclube Cauim.

Serviço
Evento: Oficina Gratuita de Audiovisual
Onde: Cineclube Cauim
Endereço: rua São Sebastião nº 920, Centro
Inscrições gratuitas: www.cineclubecauim.ong.br
Informações: (16) 3441-4341 e (16) 99636-2001 (WhatsApp)

Postagens relacionadas

Domingo tem o musical ‘Shrek’

Redação 1

Debate sobre Cleópatra negra alavanca série da Netflix sobre a rainha

William Teodoro

Inscrições para Mostra Autoral da 2ª edição do FestMAO foram prorrogadas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com