Tribuna Ribeirão
Cultura

Cauim cria biblioteca para vender parte do acervo

FOTO: JF PIMENTA

A pandemia do novo corona­vírus (covid-19) afetou brutal­mente diversos segmentos, entre eles, o cultural. Com o Cineclube Cauim, entidade cultural sem fins lucrativos de Ribeirão Preto, exis­tente há 41 anos, com forte atua­ção nas áreas sociais, educacionais e culturais, com atuação em proje­tos e ações de inclusão social, ten­do o cinema, como uma de suas ferramentas de atuação, isso não foi diferente.

Biblioteca com o acervo foi montada na entrada no cineclube, mas interessado pode obter informações pelo site loja: cineclubecauim.ong.br

O cinema encontra-se com suas atividades totalmente para­lisadas desde o dia 20 de março, com todos os projetos suspensos: Escola vai ao Cinema, Ribeirão Vai ao Cinema além do atendi­mento aberto a toda cidade e re­gião. Sem cinema, sem como dar sequência aos projetos e sem pú­blico a falta de receita foi inevitá­vel e o orçamento comprometido.

Diante desta situação, os res­ponsáveis pela entidade decidiram vender parte do acervo formado por doações, livrarias, consigna­ções e aquisições. “Trata-se de um riquíssimo acervo composto de li­vros, DVDs e CDs, tendo sido for­mado com obras dos grandes au­tores e cineastas da humanidade de todos os tempos e os atuais, na­cionais e estrangeiros, com obras marcantes, muitas raríssimas e de destaque da literatura, do teatro, das artes plásticas, do cinema e da música”, explica Edwaldo Arantes, um dos membros do Cauim.

Outras alternativas foram cria­das, como forma de incentivar a participação das pessoas nessa ação. Um deles é “Cartão Presente Cauim”, que seu usado para pre­sentear um amigo, uma entidade, um parente, ou fazer uma doação e receber os livros.

“Este ano estava sendo o me­lhor ano do Cauim nos seus 41 anos. Achamos que seria passagei­ro, mas já estamos há quase cinco meses fechados. Temos um custo muito alto com ar-condicionado, projetores e toda a infraestrutu­ra para recebermos cerca de mil pessoas dias aqui, principalmen­te nos projetos que envolvem as crianças da rede municipal e esta­dual.

Queremos destacar que não somos uma livraria e nem comer­ciantes, trata-se de uma campa­nha para honrar nossos compro­missos, principalmente com os salários, onde não ocorreu nenhu­ma demissão. Aproveitamos para reforçar que o Cauim precisa da população nesta campanha”, des­taca o presidente do Cauim, Fer­nando Kaxassa.

Trata-se de riquíssimo acervo com obras dos grandes autores e cineastas da humanidade. Obras marcantes, muitas raríssimas e de destaque, explica Edwaldo Arantes, um dos membros do Cauim.

Os interessados podem fazer a compra pelo site loja.cineclu­becauim.ong.br. Os preços são acessíveis. Outras informações pelos fones (16) 3441 4341 e (16) 3236 7832. Ou ainda pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

Postagens relacionadas

Festival traz Safadão e Jerry Smith a RP

Redação 1

Serrana recebe apresentações teatrais gratuitas neste mês de maio

Redação 2

Após crise da Saraiva, Leitura deve virar maior rede de livrarias do País

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com