A partir de 20 de janeiro, 17 das 58 linhas que passam pelo ponto de ônibus em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, na rua Florêncio de Abreu, na Praça das Bandeiras, serão transferidas para a Prudente de Morais – dois quarteirões acima. Os pontos na rua Lafaiete, próximo ao Palácio Episcopal, também serão deslocados.
A mudança vai afetar 29,3% das linhas da região. A mudança atende à reivindicação da Igreja Católica, que há anos tenta impedir a construção de uma plataforma no lugar do ponto de ônibus que existe no local, alegando que o tráfego pesado causa rachaduras no templo, tombado como patrimônio histórico.
Antes da alteração, no entanto, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) fará uma campanha de orientação nas imediações, com distribuição de panfletos e faixas. A prefeitura teve acesso a alguns laudos do padre Francisco Zanardo Moussa, o “Padre Chico”, da Catedral Metropolitana.
Os documentos apontam que desde o começo do ano algumas fissuras aumentaram. O pavimento da rua Florêncio de Abreu, entre as ruas Tibiriçá e Visconde de Inhaúma, também será substituído por outro – a obra já estava prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Transerp, prefeitura e Ministério Público Estadual (MPE).
As datas de início e término do projeto, assim como o valor da obra, não foram divulgados pela administração. Em agosto do ano passado, o então secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo, disse que o custo total serial de R$ 5 milhões. De acordo com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), aproximadamente 1,5 mil ônibus passam por dia na porta da Catedral Metropolitana, cerca de 40 linhas. O reforço da fundação da Igreja Matriz está estimado em R$ 1,6 milhão. Com o apoio da prefeitura, o padre vai buscar recursos para viabilizar a restauração.
Segundo a Transerp, a alteração também tem como objetivo garantir segurança e melhorar a fluidez do trânsito na região Central, pois ali ocorre uma sucessão de conflitos entre ônibus, veículos e motociclistas no trajeto atual. Além disso, a mudança irá contribuir na diminuição das vibrações do pavimento defronte à Catedral Metropolitana.
As 17 linhas de ônibus afetadas circularão pela rua Cerqueira César até a Prudente de Morais, onde realizarão a conversão à direita, trafegando até a José Bonifácio, acessando o terminal de ônibus – Plataforma I (anexo ao terminal principal Doutora Evangelina de Carvalho Passig).
Com esta mudança de itinerário serão instalados dois pontos de ônibus na rua Prudente de Morais, um antes da Barão do Amazonas e outro entre as ruas Álvares Cabral e Amador Bueno, próximo à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que muito facilitará o atendimento aos cidadãos.