Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Casos de dengue quase somem em Ribeirão

Divulgação

O Departamento de Vigi­lância em Saúde, órgão da Se­cretaria Municipal da Saúde, divulgou no último dia 2 de junho, o boletim epidemio­lógico da dengue que conta­bilizou 46 casos confirmados no mês de maio de 2021, em Ribeirão Preto.

No mesmo período do ano anterior, a cidade ha­via computado 806 casos da doença, resultando em uma redução de cerca de 94%. No entanto, quando com­parado com o mês de maio de 2019, a redução é ainda maior. Naquela época, o mu­nicípio havia registrado 4.833 casos de dengue. Nesse caso, a queda foi de aproximada­mente 99%.

Até o momento, na soma dos cinco primeiros meses de 2021, Ribeirão Preto con­ta com 255 casos de dengue, contra 17.343 entre os meses de janeiro a maio de 2020, queda de 98,5%.

De acordo com o secretá­rio da Saúde, Sandro Scarpe­lini, 80% dos casos estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da popula­ção é fundamental.

“Cada morador deve cui­dar do seu quintal, elimi­nando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, preci­samos muito da participação da população, limpando sua própria residência”, comen­tou Scarpelini.

Quem também orientou sobre essa vistoria nas re­sidências foi a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Ro­manholi Passos. Para ela, a conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença.

“Solicitamos aos morado­res da cidade que eliminem os criadouros do mosquito, limpando seus quintais se­manalmente e eliminando água parada, ambiente ideal para o Aedes crescer. Somen­te assim conseguiremos ven­cer essa batalha na cidade”, alertou a diretora.

Chikungunya, zika vírus, microcefalia, gripe H1N1 e sarampo
No caso da chikungunya, não houve nenhuma confir­mação da doença em maio de 2021. Quanto à micro­cefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, também foi regis­trado um caso suspeito em maio deste ano, mas não confirmado.

Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus In­fluenza), não foi confirmado nenhum caso e nenhum óbi­to no mês. Não há também nenhum caso de sarampo registrado. Para quem se interessar, o boletim epide­miológico está disponível e pode ser consultado no site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Suspenso o uso de máscara ao ar livre

William Teodoro

Mototaxista morre em acidente na Rodovia Alexandre Balbo

William Teodoro

Pesquisa desenvolve tratamento para preservar rim em caso de câncer

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com