Tribuna Ribeirão
Artigos

Casamentos maduros 

Rosa Maria Vieira de Freitas * 
www.seade.gov.br 
 
O casamento é uma etapa importante na vida das pessoas e, com o aumento do custo de vida, não causa surpresa que as pessoas prefiram estabelecer-se economicamente antes de iniciar uma vida conjunta. No Estado de São Paulo, segundo dados divulgados pela Fundação Seade referentes aos casamentos realizados nos Cartórios de Registro Civil nos três primeiros meses de 2024, uma informação importante é que os homens entre menos de 20 anos e 29 anos casam-se menos do que as mulheres desta faixa etária. 
 
Para tentar compreender esse fenômeno, vale a pena refletir sobre a força da tradição: os jovens, especialmente os homens, podem se sentir compelidos a investir, seus primeiros anos e energia, na construção de uma carreira. 
 
Outra possível explicação é que, também como uma espécie de tradição, seja mais comum e muitas vezes até mais socialmente aceito, que homens mais velhos se casem com mulheres mais jovens, o que contribuiria para a concentração de casamentos de mulheres na faixa etária indicada. 
 
Ainda segundo os dados da Fundação Seade, que se referem às uniões legais registradas em cartório, os casamentos de homens maduros também ocorrem em maior número entre homens que se casam com homens. Desde o início de 2024, contando de janeiro a março, foram realizados 47.757 casamentos, sendo 1.028 entre pessoas do mesmo sexo. Nesta modalidade, as mulheres se casam mais do que os homens até a faixa etária de 50 a 54 anos. Na faixa etária seguinte, passam a predominar, no Estado de São Paulo, os casamentos entre dois homens, exceção na faixa etária de 60 a 64 anos. 
 
Seja qual for a explicação, uma coisa é fato: a dedicação a uma carreira, seja por necessidade ou por escolha, é uma realidade tanto para homens quanto para mulheres, e certamente encontraremos, entre esses homens e mulheres que acreditam na união por meio do casamento, casais dedicados a construir uma vida feliz e equilibrada. 
 
* Pesquisadora da Fundação Seade 

Postagens relacionadas

Mais uma opção de transporte 

Redação 2

Kafka segundo

Redação 1

A roubada do palmeirense

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com