Imagina deixar uma vida estável para conhecer o mundo e viver com o mínimo. Foi isso que o casal Rodrigo e Amanda fez. Eles deixaram Ribeirão Preto em novembro de 2018 e em um ano e meio conheceram 7 países, ficaram hospedados em 55 cidades e visitaram centenas de lugares. Tudo isso de moto.
A economista Amanda Bezerra, de 26 anos, nascida em Ribeirão Preto, e o administrador de empresas Rodrigo Guimarães, 35 anos, de Penápolis, trabalhavam juntos como consultores de finanças em uma TI da cidade.
No escritório ambos conversavam diariamente sobre o mesmo sonho: viagens. “Nós percebemos que tínhamos o mesmo ideal, objetivo que nossas ideias e sonhos batiam”, diz Amanda.
Ela conta que em fevereiro de 2018 decidiram deixar o emprego e planejar a viagem. “Ficamos nove meses estudando e planejando o roteiro”. Nesse período continuaram trabalhando e juntando dinheiro. “Vendemos tudo o que tínhamos para investir no projeto”, ressalta Rodrigo.
O planejamento foi feito nesse período e em 15 de novembro decidiram iniciar o tour: conhecer 17 países, entre América do Sul, América Central e América do Norte. O projeto recebeu o nome de Journey2world.
Mas nem tudo ocorre como o planejado. “Isso aconteceu logo no início e cogitamos mudar a data de partida, mas batemos o pé e saímos em 15 de novembro”, lembra Amanda. “Iríamos começar pelas Cataratas do Iguaçu, na divisa, mas o emprego que tínhamos visto, não foi possível”, fala Rodrigo.
Viagem sustentável
O casal planejou e utiliza uma plataforma colaborativa que conecta proprietários de hostels e viajantes do mundo todo. O propósito é promover a troca de trabalho por hospedagem, alimentação, aulas de idiomas e outros benefícios.
Havia esse planejamento no início, mas a troca de serviço por hospedagem não aconteceu. O primeiro emprego só foi possível 45 dias depois. Na prática o projeto é simples, quanto mais economizar, mais tempo. Os trabalhos geralmente são por meio período e durante a semana. Ou seja, durante um período por dia e aos finais de semana, eles conhecem os locais. “O bom é que não ficamos limitados aos pontos turísticos. Conhecemos a cultura e locais que são pouco explorados”, revela Rodrigo.
“Além disso, aderimos também a outros métodos para viabilizar nosso sonho. Desde vender doces na rua, fazer freelancers online, investir na busca de trabalhos remotos, até a produção e venda de conteúdos digitais”, acrescenta Amanda.
A viagem foi interrompida para “férias” em Ribeirão. “Percorremos 7 países, somando 24.000 km rodados em 14 meses de viagem. Voltamos para ver nossas famílias, mas retornamos em março ao projeto. Temos mais 15 meses e dez países pela frente. Vamos terminar no Canadá”, finaliza Rodrigo.
Os registros da jornada de Rodrigo e Amanda estão nas redes sociais: @journey2world e pelo site www. journey2world.com.br.