A edição ribeirão-pretana da CasaCor, mostra de arquitetura que desde 2018 é realizada anualmente na cidade, deverá entrar para o Calendário Oficial de Eventos do Município. Na sessão desta terça-feira, 19 de novembro, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade – 27 votos a favor –, o projeto de autoria de Fabiano Guimarães (DEM) que garante este status à exposição. Agora, depende apenas da sanção do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
Segundo o parlamentar, a mostra contribui com o setor cultural e na divulgação da cidade como importante polo de profissionais do setor de arquitetura. “Não à toa o número de visitantes cresce exponencialmente, impulsionados pelo desejo de fomentar cultura, inovação tecnológica, exposição de marcas e produtos crescentes no mercado, bem como promover o lazer familiar”, afirma na justificativa. Neste ano, entre agosto e setembro, por mais de 45 dias a cidade do agronegócio tornou-se referência em arquitetura, design de interiores e paisagismo.
A segunda edição da CasaCor Ribeirão Preto obteve números expressivos em 2019. Em seis semanas de evento, a mostra recebeu mais de 20 mil visitantes, um crescimento de 40% em relação a 2018. Foram mais de 50 eventos realizados por patrocinadores, parceiros e arquitetos e cerca de 100 marcas envolvidas no projeto. O evento, que este ano aconteceu em dois imponentes casarões – localizados na avenida Carlos Eduardo de Gasperi Consoni, no Jardim Canadá, na Zona Sul – teve como tema “Planeta Casa”.
Mais de 60 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo apresentaram em 41 ambientes suas propostas pautadas nos pilares: afetividade, tecnologia e sustentabilidade. “Em sua segunda edição na cidade, a CasaCor teve um número expressivo de crescimento, superando todas as expectativas e metas propostas no início do projeto”, disse Mauricio Siqueira, diretor da mostra.
“Recebemos visitantes de mais de 80 cidades e uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 10 milhões em negócios, o que reforça nossa proposta de se consolidar como a principal mostra do interior do Brasil”, conta.
Siqueira também confirmou a realização do evento no município em 2020, de 5 de agosto a 20 de setembro.
“Encerramos a mostra já pensando na próxima edição com experiências surpreendentes”, reforçou. O evento também contou com a alta gastronomia de estabelecimentos projetados com exclusividade como o Bar CasaCor – com operação da Cachaçaria Sebastiana –, o Café Oficcina PortoBello – comandado pelo Abraçaço Café – e o Bar e Restaurante CasaCor Arauco Melamina – assinado pelo chef Leonardo Aguiar.
Outro grande atrativo foi a loja Augusta, que proporcionou aos visitantes uma ótima oportunidade de redecorar a casa ou comprar aquela peça tão desejada, com objetos selecionados de designers brasileiros. Na Praça dos Encontros, localizado na área externa da mostra, vários shows foram realizados às sextas-feiras, garantindo o happy hour dos visitantes.
Nacionalmente a Mostra Casa cor é um evento de proporção internacional, sendo considerada a maior e mais completa no setor de design de interiores e paisagismo das Américas. Atualmente é realizado em dezoito cidades brasileiras, além da Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.