Quem comparecer à Feira do Imóvel, Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração (Feiccad), que começa nesta sexta-feira (27) e vai até domingo, 29 de setembro, no Novo Shopping, contará com a nova linha de financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal, que prevê atualização do saldo devedor pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indexador oficial da inflação –, além das demais modalidades de crédito que a instituição bancária oferece.
Patrocinada pelo banco estatal, a feira vai ofertar mais de dez mil imóveis novos, usados e lançamentos em diversas áreas de Ribeirão Preto e em mais sete cidades da região – Sertãozinho, Batatais, Brodowski, São Joaquim da Barra, Serrana, Jardinópolis e Franca – com preços que variam de R$ 110 mil a R$ 1 milhão.
A alternativa de financiamento imobiliário com atualização pelo IPCA representa uma revolução no mercado. “É uma redução do custo do crédito, algo que acreditamos que terá impacto no crescimento econômico dos próximos anos. Vai ter mais emprego, mais crédito e vai movimentar a economia”, diz o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.
A taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) é de IPCA mais 2,95% ao ano e taxa máxima de IPCA mais 4,95% ao ano. “A Caixa é o banco de todos os brasileiros. É o banco da habitação. A participação de feiras em todo o Brasil proporciona um ambiente de concretização de negócios no setor da construção civil, contribuindo para o desenvolvimento da economia e facilitando a realização da compra da casa própria”, enfatiza o presidente.
Os contratos de financiamento habitacional com atualização pelo indexador IPCA têm as seguintes condições: prazo máximo de 360 meses e quota máxima de financiamento de 80%. A decisão quanto à aplicação da correção é do cliente. “A Caixa oferecerá o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA ou pela TR (Taxa Referencial). Outra vantagem desta operação é que a Caixa poderá vender parte desse crédito de uma maneira mais fácil. Vamos securitizar parte do que o banco ‘originar’. Isso será muito importante para o mercado de capitais”, afirma Guimarães.
Adelson Lopes, presidente da Adelson Eventos, empresa que organiza a Feiccad, diz que o fato de o público ter mais uma linha de financiamento imobiliário disponível é muito positivo. “Ter uma maior amplitude de financiamentos, aliado ao vasto número de imóveis dos mais diferentes perfis em um único lugar facilita muito para quem busca uma boa oportunidade de negócios”.
“Feirão do Imóvel”
Neste ano, 21 construtoras e incorporadoras, além de imobiliárias estarão com estandes para apresentar opções de imóveis para todos os gostos e faixas de renda, desde quem procura o primeiro imóvel até pessoas que buscam ampliar o ambiente familiar ou aproveitar as ofertas para investimento.
Haverá ainda a participação de corretores de imóveis adjudicados, que são imóveis usados pertencentes à Caixa Econômica Federal e que estão disponíveis para compra nas modalidades de leilão e venda online, com preços atrativos. Quem visitar o popular “Feirão do Imóvel” poderá conferir cerca de 50 lançamentos que trazem mais de dez mil unidades, vários delas na planta, além de novas e usadas.
Para a comercialização dos imóveis, serão atendidas as modalidades do Programa Minha Casa Minha Vida, Carta de Crédito FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), além do financiamento com atualização do saldo devedor pelo IPCA. Todos os imóveis disponíveis serão oferecidos com financiamento do banco estatal, que patrocina o evento.
Quem for ao evento contará com atendimento da instituição financeira no Espaço Caixa e parceiros Correspondentes Caixa Aqui. A Caixa Seguradora estará presente com demonstração de planos de consórcio da Caixa, entre outros produtos, além de uma consultoria de arquitetura e decoração de interiores. Durante a feira, é possível fazer o requerimento de crédito da casa própria junto ao banco, para isso, basta apresentar o documento de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e os comprovantes de renda e de residência atualizados.
A estrutura será montada na Praça de Eventos do Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, Nova Ribeirânia, na Zona Leste de Ribeirão Preto. Nesta sexta-feira, o atendimento será das 19 às 22 horas. Mo sábado (28), vai da dez da manhã às 22 horas e, no domingo (29), das dez horas às oito da noite. “Estamos em um momento de retomada do mercado imobiliário, as construtoras têm bons estoques e, por isso, conseguem trabalhar com preços de imóveis atrativos”, comenta Lopes.