O Coral São Francisco, em conjunto com o Coral Aquarela – ambos regidos por Gabriel Locher –, fará uma apresentação de encerramento da turnê de Natal, neste domingo, 15 de dezembro, a partir das 15 horas, na Casa do Vovô, que atende idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em Ribeirão Preto.
A turnê de Natal, que começou no início do mês, contou com apresentações no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, no Lar Padre Euclides, na unidade administrativa do São Francisco, no São Francisco CSC, na unidade Mais Saúde do São Francisco, no Hospital São Francisco e no Centro Avançado de Oncologia (Caon) de Ribeirão Preto.
O grupo, formado em sua maioria por funcionários do Hospital São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, conta com cerca de 20 integrantes e apresentará um repertório diversificado com músicas clássicas, internacionais, MPB e folclóricas.
“Durante a apresentação vamos prestar homenagens a Nat King Cole (1919-1965) com a música ‘Quizás, Quizás, Quizás’ e a Nelson Gonçalves (1919- 1998) com a composição ‘Naquela mesa’, além de canções que vão do clássico ao popular”, diz Gabriel Locher, regente do coral.
De acordo com ele, a apresentação na Casa do Vovô segue a diretriz social do projeto, que busca proporcionar o acesso ao conteúdo cultural e incentivar a participação e o apoio em programas de aspecto social. “A ideia é oferecer um momento de entretenimento aos idosos atendidos, mas também convidar a população para conhecer a instituição por meio do nosso trabalho e quem sabe conseguir mais colaboradores para a Casa do Vovô”, diz Locher.
Além das apresentações em instituições sociais, o grupo também faz apresentações em hospitais, teatros e eventos culturais. A Casa do Vovô fica na rua Tapajós nº 2.881, no bairro Ipiranga, Zona Norte de Ribeirão Preto. Com quase 46 anos de atuação na cidade, atende idosos a partir de 60 anos de idade, de ambos os sexos e provenientes do município.
Atende em regime de internato, desde que não possuam família ou responsáveis que possam garantir-lhes uma sobrevivência digna. A Casa do Vovô atua para abrigar o idoso, proporcionando a ele qualidade de vida. E assim, desenvolvem trabalhos voltados para idosos das camadas mais pobres da comunidade, adequado às suas necessidades básicas para uma vida com qualidade. Além das atividades de rotina, são realizadas atividades de lazer, ocupacionais, culturais e artísticas, estimulando maior convivência e participação em grupo, no pleno exercício da cidadania, mantendo 80 usuários em média, em regime de internato na rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, assim como dez vagas de internação dia, conforme a demanda.