Desde o início do período de isolamento social, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, integra a campanha #CulturaEmCasa e promove, diariamente, diversas atividades virtuais para crianças e adultos. Nesta semana, a agenda começou na segunda-feira, 20 de abril, com destaque para a exposição “Estação Brodowski: Patrimônio Histórico”, que está no site do equipamento cultural.
A mostra revela, por meio de fotos e textos, a história da estação ferroviária de Brodowski. O prédio foi inaugurado em 1894 e, hoje, é considerado uma importante referência da memória local e regional, além de ter sido responsável pelo surgimento da cidade, que teve sua urbanização inicial planejada.
Nesta terça-feira (21), a gerente do Museu Casa de Portinari, Cristiane Patrici, reviverá as memórias de Candido Portinari (1903-1962) por meio dos poemas escritos por ele, durante uma live pelo Instagram. Na quinta-feira, dia 23, os internautas poderão visitar o ateliê do artista. Este, que é um dos cômodos mais simbólicos da casa, também será apresentado durante uma live, com detalhamento das obras do local e dos objetos usados pelo pintor e que ainda estão conservados.
Outra indicação, para ter muita cultura em casa, será a exposição virtual “Galeria a Céu Aberto”, que estimula a formação e a projeção de novos talentos. Pois, além de cultivar a memória de Candido Portinari e difundir o seu legado, o Museu realiza, anualmente, a “Pintura Mural”, que reúne dezenas de artistas locais, regionais, de outras partes do país e do exterior para cumprirem um papel de manifestação artística importante ao transformar a cidade num grande ateliê a céu aberto.
A agenda de 25 de abril apresenta a exposição digital “Carta de Paris” que expõe as cartas escritas por Portinari enquanto estava em Paris, na França, gozando de seu prêmio de viagem à Europa, concedido pela Escola Nacional de Belas Artes. Ele redigiu as cartas ao Brasil e expressou todo seu amor pela cidade natal, revelando o desejo de pintar a sua gente, como o demonstra no trecho:
“…Vim conhecer aqui em Paris o Palaninho, depois de ter visto tantos museus e tantos castelos e tanta gente civilizada. Aí no Brasil eu nunca pensei no Palaninho (…) Daqui fiquei vendo melhor a minha terra – fiquei vendo Brodowski como ela é”. Também nesta data, a artista Karina Gera mostrará um pouco de como tem sido a sua rotina em casa durante o período de quarentena. Suas obras e criações serão reveladas, bem como sugestões para driblar o período com muita criatividade.
No domingo (26), o público está convidado a rever o programa “De Lá Pra Cá”, exibido em 2012, o vídeo mostra Portinari por meio de sua pintura. Uma verdadeira odisseia da gente e da história brasileira participam, como o poeta Ferreira Gullar (1930-2016), o artista plástico Hélio Dias Pereira e o escritor e filho João Candido Portinari.
Para não perder nenhuma atividade do #CulturaEmCasa do Museu Casa de Portinari, basta seguir as redes sociais do equipamento: @ museucasadeportinari. O espaço é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, gerida pela Acam Portinari.