As famosas janelas e as portas do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, seriam reabertas para o público neste sábado, 5 de setembro, a partir das nove horas, mas como a região do 13º Departamento Regional da Saúde (DRS XIII) foi rebaixada para a fase laranja do Plano São Paulo, mais restritiva do que a amarela, a visitação continua proibida pelo menos até dia 20.
Comunicado emitido pela assessoria da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam Portinari), instituição da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa responsável pelo museu, diz que o espaço “não reabrirá neste sábado (5). O equipamento cultural segue as orientações e diretrizes do Plano São Paulo e, por isso, seguirá as regras estabelecidas pelo governo estadual”.
Porém, a agenda online desta semana está repleta de atividades para crianças e adultos. No domingo (6), por exemplo, tem uma oficina de dobradura que ensinará a fazer pássaros de papel. Além disso, os internautas serão convidados a mostrar o talento ao produzir uma homenagem a Candido Portinari. Música, poema, desenho, pintura e projetos poderão fazer parte da galeria “Para Portinari”.
A atividade será apresentada no site e nas redes sociais, basta encaminhar a obra para o WhatsApp (16) 98215-1242. Na segunda-feira (7), tem vídeo com João Candido Portinari, filho do pintor, explicando a inspiração e o significado da obra “Guerra e Paz”, murais que foram pintados por Candido Portinari e serviram como contribuição artística do Brasil para sede das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos.
Para rechear o final de semana de atividades, nos dias 12 e 13 têm mais vídeos educativos. O primeiro será para conhecer as tintas do artista que estão expostas no museu e no dia seguinte para aprender a fazer figuras com folhas de árvores. Todas as atividades estarão disponíveis pelas redes sociais Facebook (facebook.com/museucasadeportinari/) e Instagram (@museucasadeportinari) e na página do #CulturaEmCasa (https://www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa).