Tribuna Ribeirão
Cultura

Casa da Memória Italiana – Museu vai promover Concerto Napolitano

O Museu Casa da Memó­ria Italiana (CMI) e restau­rante O Pastifício realizam, até este domingo, 22 de agos­to, mais um festival gastro­nômico de comida italiana. A renda das vendas será re­vertida para a transmissão do Concerto Napolitano, que acontece neste sábado (21), às 18 horas, pelo canal do es­paço cultural no YouTube.

O público já pode adqui­rir os pratos disponíveis no cardápio que contará com combos que variam de risot­to, couvert, gnocchi, cannoli, panzanella, burrata, arancini entre outros; tamanhos in­dividual ou casal. As enco­mendas ficarão por conta do restaurante O Pastifício pelo telefone (16) 3013-2378 ou WhatsApp (16) 99227-1860.

Neste sábado (21), a apre­sentação do Concerto Na­politano, realizado pela Cia. Opera São Paulo e pelo Con­sulado Geral da Itália em São Paulo, por meio do projeto “A Caminho do Interior”, acon­tecerá no quintal do museu, às 18 horas, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal do YouTube e contará com as participações especiais da so­prano Maria Sole Gallevi e do pianista Flavio Lago.

Segundo Alice Registro, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana, realizar ações em parceria valoriza a cultura local e aproxima o legado italiano presente na região. “O funcionamento da instituição depende destas trocas de conhecimentos, de memórias, de produções ar­tísticas e da culinária italia­na com a comunidade local. Nada mais gostoso do que aliar música e pratos inspira­dores”, afirma.

Exposição
O Museu Casa da Memó­ria Italiana também sedia, até 11 de setembro, a exposição “Nonni di São Paulo”. As visi­tas presenciais estão liberadas, mas com agendamento pré­vio e com respeito às regras do Plano São Paulo. A mostra nasceu por meio de uma série de entrevistas realizadas pelo jornalista Oliviero Pluviano, italiano radicado no Brasil.

O propósito é registrar his­tórias de vida para compor um mosaico sobre a imigração ita­liana para as terras brasileiras. A entrada é gratuita. “Nonni di São Paulo” reúne 50 depoimentos de migrantes italianos, além de fo­tografias, vídeo documentário e trilha sonora. Conheça traje­tórias de empresários, artistas, diplomatas, jornalistas e pessoas que contribuíram com a conti­nuidade da cultura italiana no estado de São Paulo.

Os avôs de Ribeirão Preto também receberam um espa­ço de destaque, juntamente com histórias de antepassa­dos conhecidos no estado de São Paulo como Matarazzo, Crespi, Giovannetti, Lunar­delli, Dedini e Ometto. Para conhecer a mostra é necessá­rio agendar data e horário por meio do site da instituição.

Seguindo os protocolos e procedimentos exigidos pelo Governo do Estado de São Paulo, a equipe do Museu Casa da Memória Italiana controla o número de visitantes; confere a temperatura; fornece álcool em gel; tapete sanitizante, além de fazer um percurso único, para garantir a segurança do público e da equipe. É obriga­tório o uso de máscara.

O Museu Casa da Memória Italiana ficas na rua Tibiriçá nº 776, no Centro de Ribeirão Pre­to. A exposição pode ser visita­da aos sábados, às dez e às onze horas, e às quintas-feiras, a partir das 15 horas, com agendamento prévio por meio do site https:// www.casadamemoriaitaliana.com.br/visite/. A entrada é gra­tuita. O espaço abre de quinta­-feira a domingo.

Postagens relacionadas

Rock in Rio 2019 terá bandas e apresentações da Ásia

Redação 1

Queens Of The Stone Age e Pitty vão se apresentar no festival The Town

William Teodoro

‘Mosul’ mostra a guerra sem os clichês das velhas narrativas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com