Tribuna Ribeirão
Cultura

Casa da Cultura pode abrigar MIS

Casa da Cultura - Alfredo Risk

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega, no futuro Museu da Imagem e do Som poderá ser instalado no Lar Santana

Há mais de uma década “encaixotado”, o acervo do Museu da Imagem do Som (MIS) de Ribeirão Preto pode voltar a ser exposto na Casa da Cultura, sede da Secretaria Municipal da Cultura, na praça do Alto do São Bento. No futuro, existe a possibilidade de seguir para o prédio do antigo Lar Santana, na Vila Tibério, como reivindicam ativistas de defesa do patrimônio histórico.

Essas informações constam de ofício assinado pelo secretário municipal de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques, no último dia 16 de maio e encaminhado ao vereador Marcos Papa (Rede), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que discute o futuro do Museu da Imagem e do Som.

No ofício, Ortega informa que estudos feitos pela administração constataram a inviabilidade da transferência do MIS para o prédio da prefeitura, na avenida Doutor Francisco Junqueira nº 942/958, como foi anunciado anteriormente. O estudo diz que o local é inadequado por uma série de motivos.

Cita, por exemplo, a inexistência de vagas de estacionamento nas vias próximas e as dificuldades para a visitação do museu por parte de grupos de estudantes – não tem como estacionar ônibus na sempre movimentada avenida Francisco Junqueira.

“Em virtude disso, a proposta da prefeitura é pela instalação do MIS, em um primeiro momento, no prédio da Caca da Cultura e, em um segundo momento, no prédio do antigo Lar Santana, ou ainda em parte das instalações do Palácio Rio Branco, quando da mudança do gabinete do prefeito”, registra Ortega no ofício.

Ele afirma também que foram analisadas diversas opções para outro acervo, o do Arquivo Público e Histórico, como a antiga sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na 0rua Tamandaré, nos Campos Elíseos,o da antiga Coletoria Estadual e o Núcleo da Criança e do Adolescente, em Bonfim Paulista, mas nenhum deles se mostrou tão adequado quanto o da Francisco Junqueira – o mesmo que não serve para o MIS.

Segundo Ortega, estão sendo realizados ajustes técnicos no prédio e em breve o arquivo administrativo, hoje espalhado por 38 diferentes endereços, será concentrado no local. O ofício também informa que estão em processo de transferência para o Lar Santana o Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação (Caaf) e o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), atualmente funcionando em uma sala da escola Egydio Pedreschi. O secretário de Planejamento afirma ainda que, quando o Centro Administrativo ficar pronto, na Zona Norte, Caaf e CAS serão remanejados para lá, liberando o Lar Santana, que poderá então abrigar o Arquivo Histórico e o próprio Museu da Imagem e do Som.

Alfredo Risk
Acervo do Museu da Imagem do Som (MIS) de Ribeirão Preto pode voltar a ser exposto na Casa da Cultura, sede da Secretaria Municipal da Cultura

Postagens relacionadas

Projeto Guri inicia fase de rematrícula

Redação 1

A imensa forma da vida

William Teodoro

Musical interage com as crianças

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com