Tribuna Ribeirão
Economia

Cartão de crédito – Juro do rotativo sobe para 317,2% ao ano

Marcello Casal Jr/Agência Brasi

Os juros do rotativo do cartão de crédito subiram em outubro. A taxa média – for­mada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes – disparou 9,4 pontos percentuais em relação a setembro, chegan­do a 317,2% ao ano. Outras modalidades de crédito para as famílias apresentaram re­tração, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Banco Central (BC).

No caso do cliente adim­plente, que paga pelo me­nos o valor mínimo da fatu­ra do cartão em dia, a taxa chegou a 285,4% ao ano em outubro, queda de 4,8 pontos percentuais em re­lação a setembro. Já a taxa cobrada dos clientes que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fa­tura (rotativo não regular) os juros subiram 18,5 pon­tos percentuais, indo para 338% ao ano.

O rotativo é o crédito to­mado pelo consumidor quan­do paga menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura 30 dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida. Em 2018, o Conselho Monetá­rio Nacional definiu que clien­tes inadimplentes no rotativo do cartão de crédito passem a pagar a mesma taxa de juros dos consumidores regulares.

Mesmo assim, a taxa final cobrada de adimplentes e ina­dimplentes não será igual por­que os bancos podem acres­centar à cobrança os juros pelo atraso e multa. Na mo­dalidade de parcelamento das compras pelo cartão de crédi­to, a taxa chegou a 179,7% ao ano em outubro, com aumen­to de 1,5 ponto percentual.

Postagens relacionadas

Safra de grãos fecha 2019 com recorde de 241,5 milhões de toneladas

Redação 1

Entrega da Declaração do Imposto de Renda começa no dia 15 de março

William Teodoro

LDO prevê receita de R$ 3,39 bi para 2020

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com