A paixão por carros antigos atinge muitas pessoas, são admiradores de relíquias que estão em perfeito estado. Carros que trazem histórias, momentos e emoções, sejam elas alegres ou tristes, mas que envolvem grande parte das pessoas que estão ali os admirando.
Foi pensando nisso que há 14 anos uma turma de colecionadores de carros antigos tem se esforçado para realizar o “Encontro de Carros Antigos”, no município de Cravinhos. O grupo que é formado atualmente pelo engenheiro eletrônico, André Francisco Lavez; diretor comercial, Devanir de Oliveira Silva; empresário José Siqueira; empresário Ariovaldo Martineli; e o engenheiro mecânico, Osnir Watanabe, tem uma paixão muito simples e conservadora: carros antigos.
“Começou em uma brincadeira de amigos, estávamos em um restaurante na cidade onde a conversa começou a se voltar aos carros antigos. Como todos nós gostamos muito decidimos então juntar nossos carros antigos e mostrar em um domingo à tarde, onde percebemos a grande aceitação pela população e resolvemos realizar a primeira edição da exposição na Praça Central”, conta Devanir Oliveira.
O número de adeptos de Cravinhos foi aumentando, bem como se expandindo pelo Estado de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e muitos outros. Com isso, na 14ª edição do Encontro de Carros Antigos, que será realizada no domingo (28/04), a partir das 8h, no Parque Ecológico “Dr. Renato e Armando Pagano”, os expositores esperam atingir a marca de 600 veículos antigos, entre carros, ônibus, motos, caminhões e até bicicletas.
Só poderão ser expostos veículos com 25 anos ou mais de fabricação e que estejam em ótimo estado de conservação. No dia do evento grandes surpresas estão por vir, pois a cada ano carros de outras localidades vem até Cravinhos para serem expostos.
Durante o Encontro será disponibilizada uma área em que serão comercializadas peças de carros antigos (Mercado de Pulgas), em que muitas pessoas frequentam e adquirem produtos que se tornaram obsoletos ou fora do mercado.
E ainda haverá área de alimentação em prol da Casa da Criança de Cravinhos e ONG SARA, bem como diversos foodtrucks da cidade e região. E o evento ainda contará com a participação de quatro bandas: Som Estéril, Osso Duro de Roer, Os Indigentes e BR.
Os expositores deverão realizar a doação de 2kg de alimento não-perecível (menos sal e açúcar) ou então pagar a taxa de R$ 10,00 (o que dará o direito de participarem do café da manhã e ainda da festa da tarde que haverá 100 litros de chope). Toda a renda arrecadada será revertida para as entidades filantrópicas de Cravinhos.
Vale salientar que o evento é uma realização da Rota 330 – Automóvel Clube, e conta com o apoio da Prefeitura de Cravinhos e Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.